O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), se reuniu ao Sistema Comércio para tratar sobre a reforma tributária e suas implicações, sobretudo no setor empresarial, durante a Semana S. O evento teve início nesta sexta-feira, 16, em Rio Branco, e se estende até domingo, 18, no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), em Rio Branco.
A intenção é fortalecer o ambiente de negócios e promover conhecimento técnico e prático sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelos empresários de todo o país, entre eles o advento da reforma tributária.

Na ocasião, o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes, juntamente com o consultor tributário da Fecomércio e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Gilberto Alvarenga, falaram sobre as principais mudanças ocorridas pela reforma tributária.
“Temos buscado ajustes técnicos e políticos para minimizar os efeitos negativos da reforma. Ainda há espaço para aperfeiçoamento da regulamentação, e continuaremos atuando nesse sentido”, disse Alvarenga.

Para Clóvis Gomes é fundamental esse trabalho de conhecimento desenvolvido pelo Sistema S, uma vez que há mais de 30 anos se fala em reforma tributária e só agora ela está ocorrendo.
“A reforma traz profundas mudanças em todo o sistema, inúmeras dúvidas e, com certeza, a gente tem muita coisa que ainda não está esclarecida e que a gente precisa esclarecer”, disse o secretário adjunto da Receita e um dos palestrantes do evento, Clóvis Gomes.
Ainda segundo ele, a formação do Comitê Gestor, que vai gerir o Imposto de Bens e Serviços (IBS) e instituir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ainda não está definida organizacionalmente.

“Todos nós vamos ter o reflexo da reforma, dos novos impostos que virão, principalmente os contribuintes, empresários, que terão que gerir e arrecadar o tributo e repassar ao Estado. Por isso a importância de falar sobre a reforma, para que tirem suas dúvidas e possam estar um pouco mais preparados quando a reforma começar a valer, agora no início de 2026”, destaca Gomes.
Considerado o maior evento integrado do Sistema Comércio Brasileiro, a Semana S oferta a empresários e a toda a população, oportunidades de conhecimento e exercício da cidadania, além de palestras para incentivar o desenvolvimento e a inovação do setor terciário nacional.
Fonte: Governo AC