João Pessoa (PB) – O Ministério das Cidades marcou presença no II Encontro Paraibano do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, realizado na capital João Pessoa pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP. Representando a pasta, a diretora do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Cristiana Scorza, integrou painel que trouxe alternativas para financiamento e apoio à preservação de patrimônios.
“Para requalificação de centros urbanos é necessário um conjunto de ações que aproveitem a infraestrutura existente e melhore a sua funcionalidade, estética e viabilidade econômica, incluindo a recuperação de espaços públicos e a valorização do patrimônio”
A apresentação destacou a importância de pensar as cidades de forma integrada e voltada para o bem-estar da população. A proposta, por meio do Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI), é transformar o cotidiano da população, especialmente nas áreas esvaziadas, como centros históricos, garantindo acesso a transporte, habitação, lazer, cultura e oportunidades no mesmo território.
Entre as principais ferramentas apresentadas para alcançar esse objetivo, está o Programa Pró-Cidades, destinando R$ 1,6 bilhão por ano para iniciativas de desenvolvimento urbano local para estados, municípios e setor privado, com financiamento via FGTS. Com a nova Instrução Normativa publicada em março de 2025, o programa passou a fomentar ainda mais projetos sustentáveis, com foco na adaptação às mudanças climáticas.
“Quando falamos do Pró-Cidades, estamos falando de cidades mais resilientes e democráticas, que priorizam a qualidade de vida de quem mais precisa”, afirmou Cristiana. O encontro também reuniu gestores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades