EXPOSIÇÃO na Estação Benfica do Metrofor reúne obras sobre memória, território e meio ambiente

Cultura

Foto: Reprodução/Redes Sociais

‘Linha Sul’, do artista visual e pesquisador Léo Silva, estreou neste sábado (1º) e permanece até final de novembro

Trabalho é do artista visual e pesquisador Léo Silva

A Estação de Metrô Benfica, em Fortaleza, recebe entre os dias 1º e 30 de novembro a exposição Linha Sul, do artista visual e pesquisador Léo Silva. A mostra reúne obras em vídeo, fotografia, performance e instalação que refletem sobre memórias, paisagens e deslocamentos que atravessam a antiga Estrada de Ferro de Baturité, linha férrea que deu origem à atual Linha Sul do Metrofor.

Em suas criações, Léo parte da própria experiência cotidiana de deslocamento entre Maracanaú e Fortaleza para investigar, poeticamente, como a industrialização e a urbanização transformaram as relações entre corpo, território e meio ambiente. A exposição propõe uma escuta sensível da terra e das águas como forças vitais que resistem à lógica moderna e colonial da expropriação ambiental.

A abertura aconteceu o dia 1º de novembro, às 17h, com visita guiada pelo artista. “Essa linha liga cidades, tempos, memórias e corpos”, resume Léo.

O projeto é apoiado pelo 13º Edital Ceará das Artes na linguagem de Artes Visuais, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Federal nº 195/2022).

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO LINHA SUL

Quando: 1º a 30 de novembro

Onde: Estação Benfica do Metrofor – Fortaleza (Avenida Carapinima, nº 2087 – Benfica);
ponto de referência ao lado da entrada principal do Shopping Benfica