Fala MDS: Censo Sisan mostra o mapa da segurança alimentar e nutricional no país

Geral

Para mapear a situação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome realizou um censo nos municípios do país. Os resultados e a importância do levantamento são tema do Fala MDS desta sexta-feira (30.05), que recebe a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome da pasta, Luiza Trabuco.

“Uma das funções do Sisan é vigiar a situação da segurança alimentar da população brasileira. Então, a gente faz isso a partir de pesquisas, do monitoramento de dados e, por isso, nesse período em que a gente retoma o Sisan, uma das primeiras medidas foi produzir informações sobre a segurança alimentar da população brasileira”, detalhou a secretária.

O Censo Sisan aponta que mais de 66% dos municípios brasileiros têm algum equipamento de segurança alimentar. São 581 cidades com bancos de alimentos. “Eles fazem a coleta de alimentos que estão aptos ao consumo, mas não estão mais aptos à comercialização e destinam esses alimentos para entidades que fazem atendimento a pessoas em insegurança alimentar. É um equipamento que promove o acesso à alimentação e ajuda a reduzir as perdas e desperdícios de alimentos”, completou Luiza Trabuco.

Ainda segundo o Censo Sisan, em 383 municípios do país há restaurantes populares. “Que também é um equipamento superimportante, pois garante acesso a refeições a preços adequados, subsidiados, e principalmente para a população que está nos centros urbanos, que precisa de uma alimentação adequada e saudável enquanto trabalham”, esclareceu a convidada do podcast.

Mais de 521 municípios têm cozinhas comunitárias. “Esse conjunto de equipamentos é importante porque, além de garantir acesso à alimentação, muitas vezes eles se articulam com a produção da agricultura familiar, pois muitos desses equipamentos recebem alimentos da agricultura familiar para abastecer essa rede de entidades que distribuem refeições”, observou Luiza Trabuco.

Ainda segundo os dados do censo, 1.836 cidades já contam com leis municipais específicas que regulamentam a política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O estudo indica, ainda, que 1.048 municípios (18,8%) têm Planos Municipais de SAN (Plamsan); 2.503 (44,9%) possuem Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Comseas), embora apenas 1.556 (27,9%) estejam ativos; e 1.035 (18,6%) contam com Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans).

A secretária concluiu sua participação no Fala MDS destacando a importância do monitoramento da segurança alimentar no país, que busca novamente sair do Mapa da Fome, como ocorreu em 2014.

Podcast

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome