Fala MDS: entenda como o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU

Geral

O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa conquista, anunciada em julho deste ano, reflete a eficácia das políticas públicas implementadas pelo Governo do Brasil desde 2023. Para detalhar o que essa notícia representa e como o país alcançou esse resultado um ano antes do previsto, o podcast Fala MDS desta sexta-feira (19.09) recebeu a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity.

A saída do Mapa significa que menos de 2,5% da população brasileira vive em situação de subalimentação. A medição da ONU considera uma média trienal e avalia três fatores, como detalhou a secretária. “Eles avaliam a disponibilidade de alimentos no país, a renda das famílias e o gasto com alimentação, além da quantidade mínima de caloria para que uma pessoa possa viver com saúde”.

Na entrevista ao Fala MDS, Valéria Burity destacou que o avanço na redução da fome no Brasil é resultado de um esforço coordenado com os vários ministérios do Governo Federal, governos estaduais, municipais e a sociedade civil. Além disso, a prioridade dada ao tema foi crucial. A retomada do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a criação do Plano Brasil Sem Fome foram decisivas, segundo avaliação da secretária.

“A gente sempre ouviu, nas campanhas do presidente Lula, ele falar que queria que todo brasileiro, toda brasileira, tivesse pelo menos três refeições ao dia. Então, quando você dá a centralidade para esse tema, você coloca ele na sua agenda política, isso vai se convertendo em políticas públicas”, relembrou.

Valéria Burity apontou que políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, somadas a uma política econômica que gerou crescimento do emprego e da renda do trabalho, foram fundamentais para a conquista. “Tem uma frase que o ministro Wellington tem dito que é: ‘a gente já saiu do Mapa da Fome, agora tem que tirar a fome do mapa do país’. A gente reconhece que ainda tem pessoas em situação de insegurança, que a gente melhorou muito a situação em pouco tempo, mas que ainda têm pessoas passando fome e a gente mantém o nosso compromisso de trabalhar para que nenhuma pessoa passe fome no país”.


Onde ouvir

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas  SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloudO podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome