Fala MDS: podcast aborda expansão e futuro do Programa Cisternas

Geral

O episódio do podcast Fala MDS desta sexta-feira (18.07) traz esclarecimentos sobre o Programa Cisternas e destaca sua nova fase. Reconhecido por sua atuação no semiárido, o programa entra agora em uma etapa de expansão na região amazônica, com a previsão de ampliar o acesso à água para milhares de famílias.

A convidada do episódio é Camile Sahb, diretora do Departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Ela destaca que o Programa Cisternas, com mais de 20 anos de existência, teve origem em uma demanda da sociedade civil e foi transformado em política pública pelo Governo Federal.

“Desde então, mais de 1,3 milhão de cisternas foram construídas. É um dos programas com maior impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Antes das cisternas, as famílias precisavam caminhar longas distâncias, várias vezes ao dia, para buscar água — tarefa que, em geral, recaía sobre mulheres e crianças”, explica Sahb.

O Programa Cisternas tem como objetivo garantir o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. O público-alvo são famílias rurais de baixa renda inscritas no Cadastro Único.

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.


Assessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome