A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) foi recentemente regulamentada pelo Ministério do Turismo e está disponível na Plataforma FNRH Digital para todo o segmento de hotelaria do país. A ficha deve ser preenchida por todos os hóspedes em estabelecimentos de hospedagem, contendo informações básicas de identificação que já eram solicitadas no modelo em papel.
A Agência de Notícias do Turismo esclarece dúvidas sobre essa nova ferramenta totalmente digital. Vejam os principais pontos sobre a modernização do sistema.
Fato: As informações registradas na FNRH são acessadas para fins oficiais, como segurança pública, produção de estatísticas e formulação de políticas para o setor de turismo, respeitando integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fake: Os dados da ficha ficarão disponíveis ao público.
Fato: A versão digital simplifica e agiliza o check-in e o check-out, permitindo até o pré-preenchimento online dos dados, reduzindo filas nas recepções.
Fake: A medida aumenta a burocracia para o turista.
Fato: A FNRH já existia em papel; a digitalização apenas moderniza o procedimento, trazendo mais eficiência, segurança e redução de custos para os empreendimentos.
Fake: A ficha eletrônica é uma nova obrigação criada pelo Ministério do Turismo.
Fato: A digitalização melhora a experiência do turista, gera estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo de visitantes e fortalece o planejamento público e a competitividade do setor.
Fake: A mudança não traz impacto para o setor.
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Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo