Festa de San Gennaro, em São Paulo (SP), é reconhecida como manifestação da cultura nacional

Turismo

O aroma de macarronada se espalhando pelas barraquinhas montadas nas ruas, o som da dança tarantela e a alegria que une famílias e gerações no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), ganham um reconhecimento à altura de sua história. A tradicional Festa de San Gennaro, uma das maiores celebrações populares da capital paulista, agora é oficialmente uma manifestação da cultura nacional.

A lei, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforça a importância de um evento que, desde 1973, preserva a herança dos imigrantes italianos no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. A festa, que já faz parte do calendário oficial do município, destaca-se não apenas pelo seu significado cultural, mas também pelo forte impacto social, visto que a renda gerada é revertida para obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.

O reconhecimento como patrimônio cultural realça o potencial do festejo de fortalecer a identidade turística nacional, estimula a valorização da cultura e promove o patrimônio imaterial do Brasil.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, aponta benefícios da iniciativa para o turismo cultural e gastronômico. “A Festa de San Gennaro é um símbolo e um ótimo exemplo da riqueza da nossa cultura. Ao sancionar esta lei, celebramos mais uma importante tradição, que é também um valioso produto turístico, que atrai visitantes, movimenta a economia local e preserva um legado de fé e união”, observa Sabino.

A Festa de San Gennaro acontece sempre em setembro e conta com barracas de comidas típicas italianas, tais como macarronadas, vinhos e vários outros. Além das comemorações nas ruas, missas solenes e uma procissão, o evento dispõe de um salão onde ocorrem shows ao vivo durante toda a noite.

IMPULSO – O reconhecimento da Festa de San Gennaro como manifestação da cultura nacional faz parte de um esforço do governo federal para valorizar ainda mais festejos, comemorações e expressões culturais que movimentam a economia e o turismo brasileiro.

Além do festejo da capital paulista, manifestações como a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, na Bahia; o Carnaval de Salvador (BA) e a Guitarrada, ritmo paraense típico, já receberam o mesmo reconhecimento.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo