O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Ao todo, são ofertadas 74.500 vagas, em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições particulares de ensino superior para esta edição. O candidato poderá selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência entre elas.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, URL: acessounico.mec.gov.br/fies. Para se inscrever, é necessário entrar com o login único do governo federal (Gov.br), inserindo o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Quem ainda não tem login pode criá-lo na plataforma Gov.br.
O sistema identifica, automaticamente, os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar média per capita de até meio salário mínimo. Para eles, além das vagas do Fies, aparecem as vagas reservadas no Fies Social.
Confira o passo a passo para realizar a inscrição:
O candidato deve acessar a página do Fies no portal Acesso Único e clicar no botão “Inscreva-se”.
- .
Em seguida, o usuário é direcionado para a página do Fies Seleção, em que deve clicar no botão “Entrar com gov.br”.
- .
Na tela seguinte, o candidato deve fazer login com sua conta Gov.br.
- .
Na próxima tela, o candidato precisa preencher os campos com os dados pessoais. Após colocar todas as informações, basta clicar em “Gravar e avançar”.
- .
A próxima etapa refere-se à autodeclaração do perfil étnico-racial do candidato para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Também é necessário informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.
- .
- .
Feito isso, o próximo passo é escolher os três cursos desejados. Nessa etapa, o candidato seleciona o estado, o município, o curso pretendido e a instituição de ensino. É possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas.
- .
No passo seguinte, basta preencher os campos com os dados financeiros do candidato e de cada membro da sua família.
- .
Feito isso, é preciso revisar todas as informações preenchidas. Caso alguma informação não esteja correta, basta voltar a corrigir e, obrigatoriamente, concluir a inscrição acionando o botão “Concluir a inscrição”, sob pena de não ter sua participação garantida no processo seletivo.
Concluída a inscrição, é importante que o candidato salve o comprovante com a chave de segurança. Ele poderá, ainda, acompanhar sua colocação e a nota de corte na(s) modalidade(s) de concorrência das opções de cursos selecionadas.
Confira o cronograma completo do Fies:
- .
Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico em situação de ativos. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário mínimo estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.
No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, independentemente de terem se inscrito para as vagas do Fies Social ou para as demais vagas do Fies, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que aderirem ao programa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação