Fiscalização em termelétricas reforça confiabilidade do sistema elétrico

Geral

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), está realizando, durante o mês de agosto, uma ação de fiscalização específica nas usinas termelétricas que são consideradas estratégicas para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A iniciativa faz parte dos esforços conduzidos no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e visa garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica durante o período da seca, quando os níveis dos reservatórios tendem a diminuir.

“Seguimos acompanhando a evolução das condições de atendimento à carga para garantir mais segurança energética à população brasileira e ao equilíbrio do nosso setor elétrico. Essa ação de fiscalização reforça o compromisso do Governo Federal com a confiabilidade e a estabilidade no fornecimento de energia em todo o país”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Alinhada aos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a medida aponta para a necessidade de despacho térmico nos próximos meses de 2025, especialmente em horários de ponta, período de maior consumo simultâneo de energia.

Em julho, os agentes termelétricos foram notificados sobre a possibilidade de convocação para testes de disponibilidade, que estão sendo operacionalizados pelo ONS. Durante essa fase, as usinas selecionadas deverão operar com carga total por no mínimo quatro horas, permitindo a validação de dados essenciais como tempo de sincronismo, rampa de carga e capacidade de geração.

Caso sejam identificadas divergências entre a capacidade declarada pelas usinas e o desempenho observado, os empreendimentos serão submetidos a processo de apuração de indisponibilidade parcial até que comprovem sua capacidade de geração junto ao ONS.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia