O Club de Regatas do Flamengo sagrou-se bicampeão da Copa Intercontinental Sub-20 neste sábado (23.08), em uma emocionante final disputada no Estádio do Maracanã. Em um duelo eletrizante contra o Barcelona, o Rubro-Negro prevaleceu na disputa por pênaltis por 6 a 5, após um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar.
A partida, que colocou frente a frente duas das mais promissoras equipes do futebol mundial, teve reviravoltas e momentos de grande intensidade. O jovem Lorran abriu o placar para o Flamengo no primeiro tempo, acendendo a esperança da torcida carioca. No entanto, a equipe espanhola demonstrou resiliência, virando o jogo na etapa final com gols de Virgili e Cortes. Já nos acréscimos, em um lance de pura garra, Iago igualou para o time da Gávea, levando a decisão para as penalidades máximas.
O Roteiro de uma Final Dramática
O embate iniciou com ambas as equipes buscando o ataque. Aos 17 minutos do primeiro tempo, após um bate e rebate na área catalã, Lorran aproveitou a oportunidade e mandou para o fundo das redes, colocando o Flamengo em vantagem. O Barcelona reagiu, mas encontrou dificuldades para furar a defesa rubro-negra. Aos 29, o Flamengo quase ampliou com Joshua, que parou em grande defesa do goleiro Aller. Próximo ao fim da primeira etapa, Virgili, do Barcelona, assustou ao acertar a trave, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo.
A segunda etapa trouxe um Barcelona mais incisivo. Com apenas cinco minutos, Virgili chutou por cima do gol, e Cortes cabeceou para fora em cobrança de escanteio. O Flamengo, por sua vez, tentou responder, com Shola e Joshua exigindo boas intervenções de Aller. Aos 25 minutos, o time espanhol conseguiu o empate com Virgili, que driblou dois marcadores e finalizou com precisão.
A virada do Barcelona veio de forma dramática aos 49 minutos dos acréscimos, com Cortes cabeceando para o gol após um escanteio, silenciando o Maracanã. Contudo, a persistência do Flamengo foi recompensada logo em seguida: aos 51 minutos, Iago aproveitou um cruzamento e cabeceou por cobertura, empatando a partida e levando a decisão para os pênaltis, para delírio da torcida.
Brilho Rubro-Negro nas Penalidades
Na tensa disputa de pênaltis, o Flamengo mostrou frieza e contou com o brilho de seu goleiro, Léo Nannetti. Apesar de Matheus Gonçalves ter perdido sua cobrança, João Victor, Iago, Pablo Lúcio, Felipe Teresa, Lorran e Carbone converteram com sucesso. Pelo lado do Barcelona, Virgili, Oduro, Cortés, Kluivert e Touré marcaram, mas as defesas decisivas de Léo Nannetti nas cobranças de Hernández e Vega garantiram o título ao Flamengo, que celebra seu segundo troféu na competição sub-20.
Fonte: Esportes