Com o objetivo de acompanhar e apoiar as delegações que participarão da COP 30, o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, estruturou uma força-tarefa com servidores das assessorias internacionais da Pasta e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A iniciativa será coordenada pela Secretaria Extraordinária da COP (SECOP) e busca contribuir para que todas as delegações tenham condições adequadas de hospedagem durante o evento, que acontece em novembro, em Belém.
“O governo está empenhado em eliminar qualquer ruído e assegurar que todos os países que desejam participar da COP tenham as condições necessárias para estar presentes nesta que será a maior COP já realizada”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O trabalho inicial do grupo será direcionado especialmente às delegações de países em desenvolvimento, em articulação direta com representantes indicados pela própria ONU, a fim de compreender eventuais desafios e colaborar na busca de soluções.
“A ideia é termos uma equipe dedicada a dialogar com as delegações para identificar as demandas e apoiar a construção de respostas adequadas”, explicou o secretário extraordinário da COP-30, Valter Correia.
O Ministério do Turismo informa que nos próximos dias deverá ser apresentado um balanço sobre o trabalho do grupo.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo