Formação de diretores no ES adota metodologia do MEC

Educação

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), desenvolveu uma proposta metodológica para a formação continuada de gestores escolares. Essa estratégia começou a ser implementada no município de Serra, no Espírito Santo, pelo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. 

A formação é ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e conta com encontros presenciais organizados localmente pelo polo da UAB, a fim de fortalecer a troca de experiências e o debate qualificado sobre a gestão escolar. O curso tem carga horária de 180 horas, distribuídas em dez módulos, e foi pensado para incentivar a cultura da aprendizagem colaborativa e fortalecer a liderança educacional nas escolas públicas. 

Os polos da UAB são espaços que oferecem suporte pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades dos cursos superiores a distância, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, promovendo o acesso à educação pública de qualidade em municípios de todo o país. 

A metodologia integra atividades autoinstrucionais online com momentos presenciais, promovendo o diálogo entre os participantes e a construção conjunta de soluções para os desafios da gestão escolar. A cada módulo, os diretores escolares realizam atividades no Avamec e participam de encontros presenciais para aprofundar os temas estudados. 

O primeiro encontro presencial do curso contou com a participação do Coordenador-Geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Junior, que destacou a relevância do formato adotado. “Essa proposta metodológica potencializa a formação ao combinar o conteúdo virtual com a vivência prática nos polos. O encontro presencial não é apenas um complemento, mas um momento fundamental para que os gestores possam refletir juntos sobre os desafios e soluções da escola pública”, afirmou. 

Também esteve presente a professora Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que contribuiu com reflexões sobre o conteúdo da Sala 1 do curso, que tem como tema Mentoria de diretores: escuta ativa e cultura. 

A experiência do Polo UAB de Serra/ES exemplifica o potencial da proposta metodológica desenvolvida pelo MEC, que alia flexibilidade, estrutura e foco na realidade local. Com essa iniciativa, o MEC amplia as possibilidades de replicação do modelo em todo o país, contribuindo para a valorização da carreira de gestores escolares e para o fortalecimento da educação pública brasileira. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Fonte: Ministério da Educação