Formação de professores do Acre é subsidiada por materiais do MEC

Educação

Materiais elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), com foco na alfabetização contextualizada e reflexiva, foram utilizados como base do 1º Percurso Formativo – Etapa Municipal, formação voltada para os professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental das redes estadual e municipal da Regional TK/Envira, no Acre. A ação é vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e ocorreu na última quarta-feira, 28 de maio 

O encontro, com carga horária de oito horas presenciais, foi conduzido pelas assessoras Sandra Hanan, da Secretaria Municipal de Educação de Feijó, e Marta Wanderley, articuladora municipal do CNCA. O momento foi descrito pelos participantes como dinâmico e colaborativo, com atividades em grupo, socialização de saberes e reflexões orientadas pelos conteúdos propostos. 

“Foi um momento de muita aprendizagem, ora lendo e se apropriando do que há de mais atual sobre o processo de alfabetização nos fascículos, ora refletindo em grupo, socializando e ampliando saberes e conhecimentos em uma troca de informações com foco no desenvolvimento de competências para melhor ensinar”, afirmou Sandra Hanan. 

Na semana anterior ao encontro, as equipes responsáveis estiveram reunidas para organizar os materiais pedagógicos, planejar as dinâmicas, preparar o espaço formativo e estruturar toda a logística do evento, incluindo credenciamento, momentos culturais e apresentação do cronograma completo da formação. Estão previstos cinco encontros presenciais até 2026, no âmbito da Especialização em Formação, Docência e Alfabetização Inicial (1º e 2º anos), promovida pelo Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), com apoio do governo federal e do CNCA. 

CNCA O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma política pública do MEC que visa garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar as aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano impactadas pela pandemia. Seus princípios incluem a promoção da equidade educacional, o respeito às diversidades regionais e sociais e a corresponsabilização entre União, estados e municípios. A iniciativa oferece apoio técnico e financeiro, materiais didáticos e pedagógicos, avaliações e formações, com metas pactuadas e monitoramento contínuo para assegurar o direito à alfabetização. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) 

Fonte: Ministério da Educação