Francisco Beltrão vai ganhar nova iluminação

Geral

A cidade de Francisco Beltrão vai ficar de cara nova. A sessão pública do leilão de parceria público-privada (PPP) dos serviços de iluminação pública da cidade paranaense ocorreu na última sexta-feira (29), na B3 (antiga Bovespa), em São Paulo. O evento definiu a concessão do serviço pelos próximos 14 anos para o Consórcio Ilumina Francisco Beltrão, composto por três empresas, com investimento previsto de R$ 49,5 milhões.

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, é o órgão responsável pela edição de diretrizes para a política de transformação digital urbana, que envolve iluminação pública e cidades inteligentes. Nesse sentido, a pasta presta subsídios para que a Caixa e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República conduzam os processos de estruturação de Parcerias Público-Privadas junto aos municípios.

“As políticas que formulamos no Ministério das Cidades são justamente para enfrentar as desigualdades intraurbanas. Então todas as políticas que a gente constrói e vê acontecendo na ponta, traz uma grande satisfação, demonstrando que estamos no caminho certo. Hoje não se imagina uma cidade sem casas, sem saneamento, sem mobilidade e, também, não se imagina uma cidade sem iluminação pública, no escuro. Por isso o Ministério das Cidades vem aperfeiçoando a política de iluminação em complementação às demais.”, disse o diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Yuri Rafael Della Giustina, representante do Ministério das Cidades.

Mais de 100 mil habitantes de Francisco Beltrão serão beneficiados com o acordo, que prevê maior eficiência de todo o parque de iluminação pública do município paranaense. Serão cerca de 15,5 mil pontos modernizados até o fim do contrato, com 12,61 mil já existentes e outros 2,89 mil novos.

O investimento apenas nos dois primeiros anos será de R$ 14,9 milhões, que também irão contribuir para a instalação de sistema de telegestão nas vias principais e iluminação especial em 28 pontos históricos do município, com meta de eficientização energética de 64%.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades