O ministro do Esporte, André Fufuca, inaugurou nesta terça-feira (9/9), no bairro Planalto, em Natal, o primeiro Centro Esportivo Comunitário construído com recursos do Novo PAC. A obra recebeu R$ 1,46 milhão em investimentos do Governo do Brasil e marca o início de uma série de entregas previstas pelo programa em todo o país. Só no Rio Grande do Norte estão contemplados 19 centros em diferentes municípios.
Durante a inauguração, o ministro Fufuca destacou a relevância da entrega para Natal e para o país. “Respeitamos a grandeza de Natal e do município. Essa obra foi lançada no final de 2024 e aqui o estado e o município conseguiram concluir rapidamente a execução. O presidente Lula pediu que viéssemos entregar aqui a primeira obra esportiva do Brasil. São mais de 500 obras em andamento em todo o país, e no Rio Grande do Norte teremos 19 centros esportivos, em municípios diferentes. Nossa preocupação é democratizar o acesso ao esporte para o maior número possível de municípios”, afirmou.
São mais de 500 obras em andamento em todo o país, e no Rio Grande do Norte teremos 19 centros esportivos, em municípios diferentes. Nossa preocupação é democratizar o acesso ao esporte para o maior número possível de municípios.”
André Fufuca
Ministro do Esporte
O novo espaço beneficia cerca de 80 mil moradores do Planalto e das comunidades vizinhas Guarapes e Village de Prata. É o primeiro equipamento público estruturado de esporte e lazer da região, atendendo a uma demanda histórica da população.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou o impacto social do equipamento. “Antes aqui era um descampado e agora é uma praça esportiva de muita qualidade, que vai acolher e incluir crianças, jovens, homens e mulheres. São espaços de convivência, cidadania e crescimento. E o estado ainda será contemplado com outros centros dentro do Novo PAC”, destacou.
A vice-prefeita de Natal, Joana de Oliveira Guerra, lembrou que o Planalto é um dos bairros mais populosos da capital e um dos que mais concentram vulnerabilidade social. “Esse centro, além de ser o primeiro entregue no Brasil, é também o primeiro desta região. Ele vai agregar muito ao bairro, oferecendo mais qualidade de vida, prática de esporte e lazer. Quem sabe daqui não saem novos atletas? Esse espaço fortalece o esporte comunitário e contribui para o desenvolvimento social da nossa cidade”, afirmou.
Moradora do bairro, Daniele Lima celebrou a inauguração. “Que bacana esse projeto do Governo do Brasil. A praça ficou linda e vai trazer muitos benefícios para a comunidade. Ajuda a aproximar as pessoas, tirar as crianças do celular, reunir as famílias para brincar e jogar. É um espaço de convivência que fortalece a nossa comunidade. Espero que venham muitos outros como esse pelo Brasil”, disse.
- Foto: Wdson Carvalho/Secom Prefeitura de Natal
Estrutura moderna e acessível
O novo Centro Esportivo Comunitário segue o padrão arquitetônico do Ministério do Esporte e conta com:
- Campo society com iluminação em LED;
- Meia quadra de basquete;
- Pista de caminhada pavimentada;
- Parque infantil;
- Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos.
O projeto foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades para todas as idades.
Impacto na comunidade
O espaço deve trazer benefícios em diversas dimensões:
- Esportivos: estímulo à prática regular de modalidades e inclusão por meio do esporte;
- Sociais: fortalecimento da convivência comunitária e dos laços sociais;
- Regionais: impacto direto para cerca de 80 mil moradores;
- Urbanos: valorização da região e ampliação da política pública de esporte e lazer.
Novo PAC e Esporte
O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo do Brasil, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.
No Subeixo dos Esportes, 239 municípios já foram selecionados para receber 240 Centros Esportivos Comunitários, alcançando todas as unidades da federação. Os Termos de Compromisso foram assinados com os governos dos estados e dos municípios, o projeto padronizado também foi disponibilizado para acelerar a contratação e o início das obras. Do total de 240 selecionados, até abril de 2025, 140 estavam autorizados para licitar as obras.
Outros 260 municípios também foram contemplados na edição de 2025 do PAC Seleções, totalizando mais de 500 centros em todo o país.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte