O governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), iniciou nesta terça-feira, 9, uma agenda de atendimentos ambulatoriais para pacientes portadores de fissuras labiopalatais na região do Juruá. As consultas seguem até sexta-feira, 12, no Hospital de Dermatologia Sanitária, em Cruzeiro do Sul.
O Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados da Face (Praff) assegura atendimento especializado a pessoas com fissuras labiopalatais. Desenvolvida pelo governo do Estado, a iniciativa oferece acompanhamento completo e multiprofissional, que inclui desde procedimentos cirúrgicos até terapias complementares a pacientes de todas as idades.
Cerca de 100 pacientes já estão agendados, mas a programação também contempla demandas espontâneas, garantindo mais acesso ao público que necessita do serviço especializado.
Os atendimentos por demanda espontânea, que não exigem agendamento prévio, estarão disponíveis nesta terça-feira, 9, à tarde, seguindo na quarta-feira, 10 e na quinta-feira, 11. A iniciativa permite que pacientes que necessitam de atendimento imediato se dirijam diretamente ao local, garantindo acesso ágil e facilitado aos serviços de saúde.
Para a gestora da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho, a ação reforça o compromisso do Estado em ampliar a rede de cuidados especializados. “A ação reforça o compromisso do governo do Acre de aproximar os serviços especializados da população, evitando deslocamentos e garantindo dignidade aos pacientes. Exemplo disso são o ambulatório de dor crônica, que atendeu 160 pessoas no último fim de semana, e o programa de reabilitação, que já agenda cirurgias e inicia tratamentos. A regionalização da saúde é essencial para o Juruá, onde muitos dependem de Tratamento Fora de Domicílio [TFD]. Hoje, a região já oferece oncologia, quimioterapia, ressonância magnética, cateterismo e conta também com o programa Opera Acre”, destacou.
Os atendimentos são conduzidos por uma equipe multiprofissional, formada por especialistas em ortodontia, fonoaudiologia e cirurgia plástica, garantindo cuidado integral e qualificado aos pacientes.
De acordo com a ortodontista e coordenadora do programa, Caroline Lucena, os atendimentos têm como objetivo garantir um acompanhamento contínuo aos pacientes. “O programa é essencial para superar as barreiras geográficas e financeiras que dificultam o acesso ao tratamento. Estar presente no interior facilita o atendimento, amplia o número de pacientes alcançados e garante mais segurança para a conclusão do tratamento”, afirmou Lucena.
Entre os atendidos, o paciente Luiz Lima da Silva, 33 anos, que veio do município de Marechal Thaumaturgo, fala da expectativa com a consulta: “Estou feliz por estar recebendo este atendimento. Iniciei meu acompanhamento em Rio Branco, em 2014, e já passei por duas cirurgias, sendo a última em 2024. Agora, estou realizando meu retorno aqui mesmo na região do Juruá, o que facilita bastante o acesso, pois moro em uma comunidade bem distante de Marechal. Com a seca do rio, nosso deslocamento fica ainda mais difícil, tornando a ida até Rio Branco praticamente inviável e essas iniciativas são excelentes e ajudam muito. Minha expectativa é sempre a melhor possível, pois todos são muito atenciosos. O atendimento é ótimo e somos tratados com respeito”, contou.
Israel Silva Lima, pai de Isaías Melo Silva, de 10 anos, soube da condição do filho desde cedo. Isaías é portador de fenda palatina e já passou por uma cirurgia de correção.
“O atendimento é destinado ao meu filho, que nasceu com fenda palatina. Quando o acompanhamento começou, tudo passou a acontecer de forma mais rápida. Fizemos duas viagens a Rio Branco para consultas e, logo em seguida, ele foi submetido à cirurgia. Agora, estamos na fase de acompanhamento. Esta é a terceira vez que participamos do atendimento. Antes, precisávamos ir até Rio Branco, mas, com os atendimentos sendo realizados em Cruzeiro, esperamos receber o mesmo cuidado e ainda poder retornar para casa com mais rapidez”.
Israel destaca que, para seu filho, o atendimento tem um valor especial. “Nós, que somos de Marechal Thaumaturgo, enfrentamos cerca de 12 horas de viagem de barco até Cruzeiro do Sul. Se fosse necessário ir até Rio Branco, a dificuldade seria ainda maior. Por isso, o atendimento em Cruzeiro é algo muito positivo e gratificante. Para quem mora em municípios vizinhos, como é o nosso caso, esse atendimento facilita bastante. Vir a Cruzeiro já faz parte da nossa rotina, e aqui sempre somos bem atendidos”, declarou.
A iniciativa reforça o compromisso do governo em ampliar a assistência, oferecendo atendimento especializado e acompanhamento multiprofissional. Além de promover a saúde, o programa contribui para a inclusão social, fortalece a autoestima dos pacientes e melhora significativamente a qualidade de vida de quem enfrenta essa condição.