O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), do Ministério das Comunicações, liberou R$ 153,3 milhões em crédito, com juros abaixo do mercado, para operadoras de telecomunicações – telefonia e internet – afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
“A nossa prioridade foi recuperar a infraestrutura de telecomunicações do estado, para que a população do Rio Grande do Sul tivesse condições de superar, o quanto antes, os efeitos dessa terrível tragédia. Fizemos isso de forma emergencial, com antenas da Telebras para garantir conectividade às equipes de socorro, e seguimos trabalhando para oferecer as melhores condições de funcionamento aos serviços de telefonia e internet”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Os recursos, operacionalizados pelo BNDES, resultaram em 11 empréstimos direcionados a pequenas e médias operadoras que atuam nas áreas mais atingidas pelas enchentes. Com o valor, essas empresas puderam não apenas manter suas operações e preservar empregos, mas também expandir a receita operacional e aumentar o número de colaboradores, contribuindo diretamente para a retomada econômica das regiões afetadas.
A medida faz parte do esforço do Governo Federal para acelerar a recuperação dos serviços essenciais, com foco em garantir uma comunicação eficiente em todo o território gaúcho. Ao todo, o governo do presidente Lula destinou R$ 111 bilhões ao estado, sendo que 80% já foi executado pelos municípios.
O Fust tem como foco o atendimento a áreas sem cobertura, o financiamento de projetos de conectividade em regiões rurais e remotas, além do apoio a pequenos provedores de internet. Os critérios de seleção buscam garantir que os recursos cheguem a esses pequenos provedores de serviços de telecomunicações, especialmente em municípios isolados e de baixa densidade populacional.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações