Com objetivo de avançar na gestão sustentável dos recursos hídricos na Amazônia e garantir a proteção da região, gestoras do Acre participaram do 8º Encontro Técnico do Grupo Agenda Azul da Amazônia Legal, que teve início na quarta-feira, 21, e se encerrou nesta sexta, 23, em Boa Vista (RR). A comissão Agenda Azul constitui um instrumento de união entre os estados da Amazônia Legal com foco em soluções ambientais sustentáveis.
Representando o governo do Acre, a gestora de políticas públicas e chefe da Divisão de Recursos Hídricos, María Antonia Zabala, e a chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Ana Negreiro, ambas da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), apresentaram o panorama do monitoramento da qualidade da água no estado. A exposição destacou os esforços do estado no monitoramento e proteção dos recursos hídricos. A participação das gestoras contou com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O evento contou também com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia Legal, de especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do professor pesquisador da Universidade Estadual do Amazonas, Sérgio Duvoisin Júnior.
“A diversidade de participantes enriquece a discussão e contribui para o desenvolvimento de uma abordagem mais eficaz para avaliar a qualidade da água na Amazônia”, destacou Maria Antônia Zabala.

Ana Negreiro enfatizou a importância do encontro para ampliar o debate sobre a necessidade de um Índice de Qualidade de Água (IQA) para os rios amazônicos: “É uma iniciativa importante, para que possamos ter um índice que reflita as particularidades dos rios amazônicos e contribua com a identificação de fontes de poluição e com o monitoramento da evolução da qualidade da água”.
Fonte: Governo AC