Brasília, 07/05/25 – A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI – PR), Gleisi Hoffmann, participou, nesta quarta-feira (7), de solenidade de transmissão de cargo para o comando do Ministério das Comunicações. Na ocasião, o ex-ministro Juscelino Filho transferiu o cargo para Frederico de Siqueira Filho, novo titular da pasta.
Em seu discurso, Gleisi Hoffmann agradeceu o trabalho conduzido por Juscelino nos últimos dois anos e deu as boas-vindas ao novo comandante da pasta, destacando o papel estratégico do ministério das Comunicações para a promoção da cidadania digital. “Cabe a esse ministério promover a infraestrutura e os meios para democratizar o acesso à informação e à comunicação digital, essenciais no mundo de hoje. O acesso à internet é um direito tão fundamental quanto o acesso ao ensino público, sempre de qualidade, e precisa ser estendido a toda a população, de todas as regiões, ou não estaremos vivendo plenamente a democracia em nosso país”, destacou.
Frederico de Siqueira Filho reforçou, em sua fala, o papel transformador do Ministério das Comunicações para o desenvolvimento do país. “Assumo essa função de ministro das Comunicações do Brasil para dar continuidade às políticas públicas em desenvolvimento, criar novas soluções para o setor e garantir os resultados concretos tão esperados pela população brasileira, principalmente na inclusão digital para aqueles que mais precisam do apoio do poder público”. Entre os principais desafios citados pelo novo ministro, estão a ampliação da conectividade, o acesso à internet, a modernização da radiodifusão, a expansão do 5G e a implementação da TV 3.0.
Frederico de Siqueira Filho foi nomeado ministro das Comunicações na última quinta-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Engenheiro com ampla trajetória no setor de telecomunicações, ele deixa a presidência da Telebras — estatal vinculada à pasta — onde atuava desde maio de 2023.