Verificando de perto o trabalho humanizado realizado pela instituição, na manhã desta terça-feira, 2, o governador Gladson Camelí realizou uma visita à Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, para acompanhar a entrega de áreas revitalizadas da unidade de saúde. As melhorias incluem a abertura de dez novos leitos, a reforma da Unidade Canguru, a revitalização do refeitório e a construção de uma praça de oração.

Com investimento de R$ 250 mil em recursos próprios do Estado, as intervenções contemplaram a manutenção completa dos sistemas hidráulico e elétrico, substituição de registros, sifões, tomadas e instalação de iluminação de LED. Além disso, as estruturas de madeira foram preservadas e tratadas, respeitando o valor histórico do edifício, que agora conta com ambientes pintados, banheiros renovados e enfermarias modernizadas.

Durante a visita, o governador reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública. “Estamos reformando os leitos: são 79, sendo 10 novos, entregues para a população. São espaços revitalizados e equipados, garantindo acolhimento e atendimento humanizado. Nosso compromisso é melhorar a vida das pessoas, diminuindo as dificuldades”, afirmou.

Camelí também destacou o compromisso do governo estadual na garantia de melhorias com eficiência: “Estamos trabalhando de maneira sintonizada, visando reduzir o tempo de espera de atendimento e aumentar cada vez mais a qualidade do que é entregue à população. Meu maior dever é cuidar do bem precioso que é a saúde de todos”, disse, agradecendo o empenho dos profissionais de saúde.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou a importância das melhorias, sobretudo enquanto as obras da nova Maternidade Marieta Messias Camelí não são concluídas. “A primeira etapa da maternidade já está na reta final, mas, enquanto não fica pronta, precisamos oferecer um atendimento digno. Com esta revitalização, conseguimos ampliar a estrutura e incluir dez novos leitos, o que ajuda a desafogar o pronto atendimento”, explicou.

Entre os destaques da entrega está a revitalização da Sala Canguru, espaço destinado a recém-nascidos que saem da UTI neonatal e recebem acompanhamento multiprofissional de pediatras, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. “É um cuidado intermediário, mais confortável para as crianças que não precisam permanecer em terapia intensiva e para as famílias”, destacou o secretário.
Fonte: Governo AC