O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), participou nesta quinta-feira, 24, da etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, no Centro Cultural de Santa Rosa do Purus. A iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres a fim de reforçar pilares para a melhoria de vida, equidade e acesso a políticas públicas.
O evento, promovido pela prefeitura do município, tem como tema Mais Democracia, Mais Igualdade e Conquistas para Todas, e é realizado sob a coordenação da Semulher e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).
“Promover essa conferência aqui em Santa Rosa tem um valor ainda mais especial. Nós descentralizamos as discussões, damos visibilidade às realidades diversas e construímos, coletivamente, políticas públicas mais eficazes, mais inclusivas e verdadeiramente representativas”, disse a técnica da Semulher, Joelda Pais.
As decisões tomadas nas etapas municipais e regionais serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual e posteriormente consolidadas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
A conferência está estruturada em torno de seis eixos temáticos:
- Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho;
- Enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres;
- Saúde integral das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos;
- Participação política e fortalecimento institucional;
- Desenvolvimento sustentável e direito à terra e moradia;
- Diversidade e inclusão, com foco no combate às discriminações e reconhecimento das interseccionalidades.
“Tendo em vista que 80% da população de Santa Rosa é indígena, um encontro como esse é de grande importância para que as pessoas participem e contribuam com as elaborações das propostas para encaminharmos para a etapa estadual e, se Deus quiser, nacional”, falou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Rosa do Purus, Jocasta Reis.
A etapa estadual da 5ª Conferência está prevista para o dia 11 de agosto, em Rio Branco. Até lá, os 22 municípios acreanos devem realizar suas conferências municipais, conforme cronograma estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual.
“Esse encontro só reforça o compromisso que o poder público tem em levar o melhor para as mulheres de Santa Rosa do Purus. Essa conferência é um marco na vida dessas mulheres”, ressaltou o prefeito de Santa Rosa do Purus, Altamir Thaumaturgo Sá.
Fonte: Governo AC