Governo do Acre debate sobre supressão de vegetação nativa na 147ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente

Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (Sema), participou nesta quarta-feira, 3, da 147ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) no auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo federal, estadual, sociedade civil e do setor produtivo para debater temas centrais da política ambiental brasileira.

Governo do Acre debate sobre supressão de vegetação nativa na 147ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília. Foto: cedida

Um dos principais temas debatidos foi a aprovação da proposta de resolução que estabelece critérios técnicos, condições de validade, requisitos de transparência ativa, integração e publicidade de dados e informações relacionados à emissão de Autorizações para Supressão de Vegetação nativa (ASV) em imóveis rurais, bem como as responsabilidades dos órgãos ambientais competentes.

Representando o governo do Acre, o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a importância do debate e o protagonismo do estado na construção de normas mais eficazes.

“Essa pauta é muito importante porque tem relação direta com o licenciamento, com o combate ao desmatamento ilegal e com o aperfeiçoamento do nosso sistema de controle ambiental. Tivemos amplo debate e que contou com consenso entre os estados, o Ministério do Meio Ambiente e Clima, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema)”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, reforça a importância do debate construção de normas ambientais mais eficazes. Foto: cedida

Segundo o secretário, a participação do Acre no Conama reforça o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável.

“Foi muito importante estar presente nesse momento para aprimorar as normas que complementam o regramento das leis ambientais. Precisamos de um sistema que funcione bem, que permita o desenvolvimento, mas que também garanta a conservação ambiental”, completou.

Outro destaque é a proposta de recomendação para que os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) incorporem o Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima) em suas atividades, reforçando a integração das ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Saiba mais

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), criado no âmbito da Política Nacional do Meio Ambiente. Sua atribuição é propor diretrizes e políticas para a área ambiental, além de deliberar sobre normas e padrões de proteção, assessorando o governo federal e os órgãos ambientais na formulação e no acompanhamento da política ambiental do país.

Fonte: Governo AC