Governo do Acre institui Programa Câmbio Verde para troca de resíduos recicláveis por alimentos

Acre

O governador Gladson Camelí sancionou, na edição desta sexta-feira, 25, do Diário Oficial do Estado do Acre, a Lei Nº 4.622/2025, que institui o Programa Câmbio Verde, voltado à promoção da sustentabilidade por meio da troca de resíduos recicláveis por alimentos.

Com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e contribuir para a segurança alimentar no estado, a lei — derivada do Projeto de Lei nº 47/2025, de autoria da deputada estadual Michelle Melo — busca fomentar a coleta seletiva de resíduos recicláveis em comunidades vulneráveis, promovendo a troca desses materiais por alimentos.

Governo do Acre institui Programa Câmbio Verde para troca de resíduos recicláveis por alimentos. Foto: Mardilson Gomes/Secom

Além disso, o projeto contribui para a melhoria do descarte de resíduos nos aterros sanitários do estado.

A secretária adjunta da Sema, Renata Souza, destacou a importância do Programa Câmbio Verde como uma política pública que une sustentabilidade e inclusão social.

A secretária adjunta da Sema, Renata Souza, destaca a promoção de renda que o programa pode proporcionar aos catadores. Foto: José Caminha/Secom

“O Programa Câmbio Verde é uma ação estratégica que alia preservação ambiental à segurança alimentar. Além de reduzir o volume de resíduos nos aterros sanitários, o programa promove renda e valoriza o trabalho dos catadores. É uma política integrada que traz benefícios ambientais, sociais e econômicos para o estado”, afirmou a secretária.

A execução do Câmbio Verde será realizada em ação conjunta entre o poder público e a sociedade, podendo contar com parcerias da iniciativa privada, cooperativas e organizações civis. Os resíduos recolhidos serão encaminhados à cooperativas e associações de catadores devidamente cadastradas pelos órgãos competentes.

Para garantir a organização e transparência do programa, haverá cadastramento dos beneficiários, além da formalização das doações recebidas por meio de Termos de Recebimento de Doação.

Fonte: Governo AC