Governo do Acre promove curso de gestão de recursos hídricos e recuperação de Área de Preservação Permanente, em Xapuri

Acre

Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a segurança hídrica no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xapuri, realizou nesta quarta, 9, e quinta-feira, 10, o curso “Gestão de Recursos Hídricos e Recuperação de Área de Preservação Permanente (APP)”, em Xapuri.

Governo do Acre promove curso de gestão de recursos hídricos e recuperação de Área de Preservação Permanente, em Xapuri. Foto: cedida 

O curso é voltado para a capacitação de técnicos municipais e estaduais que atuam diretamente com o uso dos recursos hídricos, além de alunos e professores de instituições de ensino superior de forma a ampliar o alcance da iniciativa.

Durante a capacitação, os participantes foram preparados para se tornarem multiplicadores de conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da capacidade técnica das instituições envolvidas.

Gestora de políticas públicas e chefe da Divisão de Recursos Hídricos, María Antonia Zabala, ministrou a capacitação. Foto: cedida

“A conservação das áreas de APP é fundamental para a segurança hídrica, pois essas áreas desempenham um papel crucial na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade. A parceria entre a Sema e a Secretaria de Meio Ambiente de Xapuri demonstra o compromisso conjunto em promover a conservação dos recursos naturais”, destacou a gestora de políticas públicas e chefe da Divisão de Recursos Hídricos, María Antonia Zabala.

No primeiro dia de atividades, os participantes debateram temas como a gestão integrada dos recursos hídricos, a conservação da água e a aplicação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental. Também foram abordadas a legislação vigente sobre APPs e as técnicas recomendadas para sua recuperação.

Participantes realizaram uma aula de campo nas margens do Igarapé Santa Rosa. Foto: cedida

No segundo dia da programação, os participantes realizaram uma aula de campo às margens do igarapé Santa Rosa. A atividade prática permitiu a coleta de dados e o diagnóstico da área, contribuindo para a elaboração de estratégias de recuperação ambiental. Além da capacitação técnica, o curso também tem como objetivo final a implantação de unidades demonstrativas de recuperação das APPs.

Fonte: Governo AC