O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), promoveu nesta terça-feira, 1°, o Encontro de Formação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no município de Porto Acre. A atividade teve como foco a qualificação dos atendimentos prestados pelas instituições que integram a rede de proteção às mulheres.

A formação reuniu profissionais das áreas de assistência social, saúde, segurança pública, sistema de justiça e representantes da sociedade civil. Durante o encontro, foram debatidos os fluxos de atendimento, os protocolos de encaminhamento e as estratégias de prevenção à violência de gênero.
A ação faz parte da política de interiorização das ações da Semulher, que busca fortalecer os serviços e promover a descentralização das políticas públicas em todos os municípios do estado.
A chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência da Semulher, Joelda Pais, afirmou que a interação e participação dos órgãos na formação fortalece a rede e ajuda nos casos de violência. “A rede [de proteção às mulheres] precisa se comunicar e estar nesse espaço de interação. Muitos têm dúvidas, quem deve atender primeiro, por exemplo, qual o encaminhamento. Então, aqui, nós dialogamos e realmente fazemos essa troca, para que, caso alguma situação de violência ocorra, cada um saiba como prosseguir”, explicou.
“Estamos nesse evento contra a violência à mulher e o feminicídio e, para mim, é um momento de grande importância porque, muitas vezes, nos deparamos com essas situações e não temos o conhecimento. Aqui o adquirimos. Saímos sabendo quais órgãos procurar e quais decisões tomar. Então está sendo muito bom e proveitoso para todos os profissionais presentes”, disse a agente comunitária de saúde e diretora da Unidade de Sáude do Caquetá, Neusa Alves.
Fonte: Governo AC