Governo estabelece tecnologia e inovação para fortalecer o empreendedorismo feminino

Acre

O trabalho do governo do Estado para alavancar a economia do Acre, fortalecer a iniciativa privada, a fim de gerar mais empregos à população e ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder segue a todo vapor. Isso porque as secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Mulher (Semulher) firmaram um Termo de Cooperação Técnica que estabelece a aplicação de tecnologia e inovação no âmbito do empreendedorismo feminino em todo o estado.

O acordo foi celebrado durante a Mega Exposição Mulheres que Empreendem, realizada até o último domingo, 14, no Via Verde Shopping, pela Rede de Empreendedorismo Materno do Acre – Compre de uma Mamãe. As pastas estaduais desenvolverão iniciativas como mentorias de acesso a ferramentas e soluções digitais, formação em gestão e finanças, organização e governança de redes ou grupos de mulheres, implementação de marketplace e diversas outras.

Termo de Cooperação Técnica entre Seict, Semulher e parceiros foi celebrado durante a Mega Exposição Mulheres que Empreendem. Foto: Luan Cesar/Seict

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita explicou que as ações serão executadas em parceria com a Federação das Indústrias (Fieac), Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa) e Conselho de Mulheres Empreendedoras e da Cultura (CMEC). “Nesse ato, o governo está propondo uma forma diferenciada de contribuir com o empreendedorismo feminino. A Seict e a Semulher estão trabalhando numa ferramenta para possibilitar que as mulheres que empreendem tenham um marketplace para vender seus produtos no Acre e outras regiões”, falou.

Márdhia El-Shawwa, secretária da Mulher, destacou que o trabalho trará ganhos ao empreendedorismo feminino como ampliação de mercado, alcance de novos clientes, melhoria de renda e melhor preparo das mulheres, que passarão por diversas capacitações. “A formação das empreendedoras será essencial para potencializar a força que elas possuem. Toda essa iniciativa faz parte da atuação do governador Gladson Camelí para melhorar a vida das pessoas.”

Presidente da Acisa e do CMEC, Patrícia Dossa pontuou que a união institucional entre as entidades trará uma forte movimentação em todo o setor e é imprescindível para estimular novas empreendedoras. “Será muito bom para as mulheres que precisam ter autonomia financeira e são provedoras do lar, além daquelas que necessitam sair de algum ciclo de violência. Será muito bom ajudar na execução dessa iniciativa, a Acisa e o CMEC estarão a postos para todas as mulheres.”

Durante o evento, realizado até o último domingo, 14, foi apresentado o programa Shopping Digital da Mulher. Foto: Luan Cesar/Seict

Shopping Digital da Mulher

Na assinatura do Termo de Cooperação Técnica, também foi apresentado o projeto Shopping Digital da Mulher, iniciativa da Rede de Empreendedorismo Materno do Acre – Compre de uma Mamãe apoiada pela Seict, Semulher, Fieac, Acisa e CMEC. O objetivo é promover o acesso das mulheres ao mercado de trabalho a partir da digitalização dos negócios que elas possuem em um aplicativo inovador, em fase de desenvolvimento e testes, previsto para ser lançado em novembro.

Edmirk Herculano, fundadora da Rede de Empreendedorismo, destacou que a ferramenta de vendas digitais, que estará disponível para Android e iOS, ampliará a inclusão feminina com novas oportunidades. “O Shopping Digital da Mulher vai agregar ainda mais o trabalho e os casos de sucesso que possuímos ao longo desses 11 anos de atuação da Rede. O apoio do governo do Estado e parceiros é muito importante para fazer do aplicativo um meio de boas vendas”, disse.

Fonte: Governo AC