Governo federal realiza nova operação humanitária de acolhimento de repatriados dos EUA nesta quarta-feira (27.08)

Geral

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integra nova operação interministerial para a recepção humanitária de brasileiros repatriados vindos dos Estados Unidos nesta quarta-feira (27.08), cumprindo determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A operação seguirá as diretrizes do programa “Aqui é Brasil”, de acolhimento humanizado a brasileiros repatriados ou deportados no exterior.

Duas aeronaves integram esta operação: uma da Gol, com repatriados que retornam de forma espontânea e voluntária, e outra estadunidense com repatriados deportados. O horário de chegada previsto é às 19h e às 19h45, respectivamente, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).

Os brasileiros serão recebidos por uma estrutura de acolhida humanizada que inclui atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento e deslocamento para suas residências por meio terrestre.

Aqui é Brasil

O programa “Aqui é Brasil” é uma operação interinstitucional coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e todo o trabalho é feito em articulação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP); governos estaduais; Polícia Federal (PF); Defensoria Pública da União (DPU); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Trata-se de uma resposta articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior, e fortalece o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas. As operações de acolhimento humanitário visam oferecer uma resolução coordenada e abrangente às necessidades imediatas e de médio prazo dos brasileiros repatriados.

Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,4 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Serviço

Recepção humanitária a brasileiros repatriados em Confins (MG)
Data: Quarta-feira (27/8)
Horários: 19h e 19h45, sujeito a alterações
Local: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG)

Atendimento exclusivo à imprensa:

imprensa@mdh.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

Reprodução do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome