Governo federal sanciona leis que criam rotas turísticas em Santa Catarina

Turismo

Os municípios de Barra Velha, Piçarras, Penha e Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, passam a compor a Rota Turística Costa Azul. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta quinta-feira (17/07), a Lei nº 15.166, de 2025, que oficializa a criação do percurso.

A consolidação do roteiro beneficia a população local e o estado de Santa Catarina, por ampliar opções para turistas nacionais e estrangeiros que buscam se conectar com o turismo cultural, natural, histórico e de praias.

A região dispõe de estrutura para ecoturismo, esportes de aventura e festivais gastronômicos, além de abrigar o maior parque temático da América Latina.

CAMINHO DOS PRÍNCIPES – Ainda nesta quinta-feira (17), o presidente Lula sancionou a lei que cria a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, também em Santa Catarina.

O roteiro vai ligar 10 municípios e é um importante passo para a promoção de atrativos da região, que poderá receber visitantes nacionais e estrangeiros interessados em explorar o turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, de esportes náuticos e de natureza.

A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

CONHEÇA O BRASIL – Para incentivar a procura de brasileiros por destinos nacionais, o Ministério do Turismo desenvolve o “Conheça o Brasil”. O movimento nacional, lançado em 2023, tem como objetivo incentivar e facilitar viagens pelo país.

A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.

A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo