O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou na manhã desta quinta-feira, 7, uma roda de conversa com os servidores da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) São Francisco, em Rio Branco. A ação abordou o atendimento às mulheres indígenas e teve como intuito sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância do acolhimento qualificado e respeitoso.
Durante o encontro, a equipe da Semulher entregou exemplares da cartilha Lei Maria da Penha para Mulheres Indígenas, traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin. A ação incluiu ainda distribuição de materiais informativos com orientações sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia disponíveis.
A iniciativa faz parte das ações do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, e integra as estratégias da pasta para ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de proteção, especialmente nos atendimentos voltados a populações tradicionais.
A chefe do Departamento de Ações Temáticas e Participação Política, Paula Luane Braga, ressaltou o trabalho realizado com recortes para a construção de políticas públicas inclusivas com a valorização da diversidade étnica e cultural. “Nosso objetivo é garantir que as mulheres indígenas tenham seus direitos assegurados e encontrem acolhimento nos serviços públicos”, disse.
“A gente fica muito lisonjeado e agradecido com essa parceria porque os povos indígenas, culturalmente, são maltratados. Aqui na nossa Unidade de Saúde da Urap São Francisco, a gente tem um olhar diferenciado e acolhedor. E agora, mais ainda com essa capacitação, porque a Secretaria da Mulher veio até nós, nos capacitamos, e tenho certeza que a partir de agora a gente vai dar um atendimento muito melhor para esse público”, ressaltou a coordenador da unidade, Emerson Bezerra.
Fonte: Governo AC