O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem à frente da pasta a vice-governadora Mailza Assis, realiza, de 28 de julho a 2 de agosto, a Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas, em adesão à 11ª Semana Nacional promovida no âmbito da Campanha Coração Azul, iniciativa global das Nações Unidas.
Com o tema “Tráfico de pessoas é um crime organizado: acabemos com a exploração”, a campanha deste ano busca alertar a sociedade para a gravidade desse crime e fortalecer redes de enfrentamento, por meio de ações integradas com instituições públicas e organizações da sociedade civil. A proposta deste ano destaca o papel essencial da aplicação da lei e do sistema de justiça criminal na desarticulação das redes de tráfico humano, promovendo uma abordagem centrada na vítima.
1º Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Como parte da programação, será realizado o 1º Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, nos dias 29 e 30 de julho, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco, das 8h às 13h. O evento reunirá representantes de órgãos de segurança pública, sistema de justiça, organizações da sociedade civil e especialistas para debater os desafios e avanços no combate a esse crime.
A programação inclui quatro mesas temáticas, abordando o contexto nacional e internacional do tráfico humano, o contrabando de migrantes, a proteção de populações indígenas e tradicionais e o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. O seminário também pretende fomentar a cooperação interinstitucional e promover o diálogo entre os diversos atores envolvidos.
Atividades de mobilização
Além do seminário, a programação da semana inclui ações de mobilização em locais estratégicos, como aeroportos, fronteiras e espaços de grande circulação de pessoas, como a Expoacre. Estão previstas atividades durante a feira, com a abertura da campanha no estande da SEASDH, no dia 28, exibição de vídeos, distribuição de materiais e ações de sensibilização. No Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho, prédios públicos devem ser iluminados na cor azul, símbolo da campanha internacional.
Outras ações:
Pit stop informativo no Aeroporto Internacional de Rio Branco (1º/8);
Blitz educativa no posto da alfândega de Assis Brasil (2/8);
Campanha Coração Azul
Criada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Campanha Coração Azul busca mobilizar governos, sociedade e instituições contra o tráfico de pessoas, um crime que atinge milhares de vítimas todos os anos. O Brasil aderiu oficialmente à campanha em 2013, reforçando o compromisso com políticas de prevenção, assistência e responsabilização dos autores.
O coração azul simboliza tanto a tristeza das vítimas quanto a frieza dos traficantes, e representa também o compromisso global pela dignidade humana. A campanha internacional deste ano ressalta a importância de uma atuação coordenada entre justiça, segurança pública e proteção social, com foco nas vítimas.
A semana de mobilização conta com a coordenação geral da SEASDH e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além da participação de importantes parceiros como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, Funai, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outros órgãos que atuam na prevenção, repressão e assistência às vítimas.
Fonte: Governo AC