O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), realizou nesta quinta-feira, 15, uma vistoria às obras de revitalização do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) – Alto Santo, no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. O local é considerado patrimônio histórico e cultural do Acre.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanhou a fiscalização. A previsão de conclusão é 25 de julho. Os serviços, executados por empresa contratada, contam com recursos de emenda parlamentar, da então deputada federal Perpétua Almeida, apresentada em 2019, no valor de R$ 900 mil.
“Estamos comprometidos em entregar uma obra de qualidade, com infraestrutura que preserve a história do Alto Santo e atenda às necessidades da comunidade. O cronograma está sendo rigorosamente cumprido para finalizarmos no prazo previsto”, afirmou Sula Ximenes.

O projeto inclui pavimentação de tijolos no acesso ao centro e ao Cemitério do Palmeiral – reconhecido pela Prefeitura de Rio Branco e anterior à chegada de Mestre Irineu, fundador da doutrina do Daime –, além de drenagem pluvial, bueiros, calçadas, pórtico de entrada, guarita, calhas e placas de energia solar.

Também estão em andamento a construção de uma calçada ao redor da lagoa e outra que conecta a sede do centro ao Memorial Raimundo Irineu Serra, antiga residência do fundador e de Peregrina Gomes Serra, sua viúva e atual administradora do espaço.
Tombado em 2006 como patrimônio histórico e cultural do Acre e de Rio Branco, o Ciclu – Alto Santo, a casa e o túmulo de Mestre Irineu foram reconhecidos a partir de solicitação de Peregrina.

Nascido em São Vicente Ferrer (MA), Raimundo Irineu Serra chegou ao Acre em 1912 e atuou na Comissão de Limites das fronteiras entre o estado e o Peru, conhecendo a bebida sacramental ayahuasca. Organizou seus ritos, de viés cristão, a partir dos anos 1930 e se estabeleceu na região do Alto Santo em 1945, onde viveu até sua morte, em 1971.
Fonte: Governo AC