Brasília (DF) – Colocar todas as periferias brasileiras no mapa. Com este objetivo, a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, lança o Guia de Mapeamento Popular, para orientar o público em geral – população periférica, sociedade civil organizada, assessorias técnicas, pesquisadores e gestores públicos – no uso do Mapa das Periferias e na realização do Mapeamento Popular.
O guia chega como ferramenta para que as lideranças, moradores possam colocar suas comunidades no Mapa das Periferias, fortalecendo a atuação da própria população local na luta pelo direito à cidade e pela transformação de seus territórios, bem como para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas a elas.
“É com alegria e entusiasmo que lançamos a publicação, sabendo que o Mapa das Periferias e o Mapeamento Popular são ferramentas muito importantes para consolidar nosso trabalho em busca de qualidade de vida nas periferias, articulando uma rede de iniciativas periféricas e fortalecendo a luta por justiça social”, destaca o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões.
O Guia foi dividido em quatro capítulos que falam sobre o processo de urbanização e periferização no Brasil e o conceito de potencialidades; a importância do mapeamento popular; o passo a passo para o mapeamento popular e os resultados a serem colhidos.
“Esse guia é o resultado de um trabalho coletivo, iniciado em junho de 2024, pela equipe do Mapa das Periferias em diálogo com coletivos e pessoas periféricas que historicamente atuam em seus territórios. Ele traz reflexões sobre a importância da compreensão das periferias brasileiras para além das vulnerabilidades, reconhecendo a pluralidade, identidade e potencialidades existentes nesses territórios, a partir das ações da secretaria em consonância com a produção cidadã de dados, afirmou a coordenadora do Mapa das Periferias, Talita Stael.
Mapa das Periferias
O Mapa das Periferias é uma plataforma interativa, criada para subsidiar a formulação de políticas públicas a partir e para os territórios periféricos. Atualmente, reúne mais de 3 mil iniciativas cadastradas.
Ele reúne dados sobre as ações da Secretaria Nacional de Periferias como os territórios percorridos pela Caravana das Periferias, coletivos organizados reconhecidos pelo Prêmio Periferia Viva e atuação do Programa Periferia Viva, além de informações de outras áreas como saúde, educação e assistência social; dados sobre favelas e comunidades urbanas do IBGE; e, principalmente, informações inéditas sobre as iniciativas e potencialidades desses territórios.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades