Futebol de areia
O Brasil fez história e conquistou o heptacampeonato da Copa do Mundo de Futebol de areia. No domingo (11), a Seleção venceu Belarus na grande final por 4×3, na cidade de Vitória, em Seychelles, na África. O Brasil ganhou o confronto com quatro gols, dois de Rodrigo Soares que foi o artilheiro e eleito melhor jogador da competição, um de Lucão e outro de Catarino. A campanha atingiu um recorde histórico, sendo a defesa menos vazada de todas as Copas, com apenas oito gols sofridos.
Judô
No último domingo (11), o Brasil encerrou a participação no Grand Slam de Judô de Astana, no Cazaquistão, e garantiu seis medalhas de bronze, todas conquistadas por mulheres. As medalhas foram conquistadas pela Natasha Ferreira (48kg), Jessica Pereira (52kg), Shirlen Nascimento (57kg), Rafaela Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg) e Beatriz Freitas (78kg). A atleta campeã olímpica Bia Souza, ficou na quarta colocação, após perder a disputa de bronze no Golden Score para a japonesa Takahashi Ruri.
Surfe
Após pegar onda perfeita, com direito a nota 10, Filipe Toledo foi o grande campeão da etapa de Gold Coast PRO, em Burleigh Heads, na Austrália, neste sábado (10). Na decisão, Filipinho venceu o veterano Julian Wilson e se tornou o primeiro brasileiro bicampeão do evento na história.
Vôlei de praia
Heitor Benitto e Vinicius Freitas foram os grandes campeões do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, na etapa de Assunção, no Paraguai. No domingo (11), a dupla brasileira venceu os chilenos Marco e Esteban na grande final. Após perderem o primeiro set, eles conseguiram uma enorme virada e venceram o segundo set e o tie-break. A partida teve parciais de 17/21, 26/24 e 15/10.
Parabadminton
O Brasil conquistou mais um título, após uma campanha irretocável do medalhista paralímpico Vitor Tavares, no Torneio Internacional de Parabadminton de Dubai, nos Emirados Árabes. Vitinho venceu o atleta número 1 do ranking mundial da classe SH6, Man Kai Chu, de Hong Kong. A vitória veio de virada, com parciais de 22/24, 21/14 e 21/17, garantindo o troféu de forma invicta.
Badminton
No domingo (11), a dupla brasileira Davi Silva e Sania Lima garantiu a medalha de prata no Internacional do México de badminton, na disputa de duplas mistas. Os brasileiros fizeram uma campanha quase perfeita, mas acabou superada na final pelos japoneses Akira Koga e Yuho Ima com parciais de 15/8, 9/15 e 15/9.
Tênis em Cadeira de Rodas
Depois de fazer história e chegar a uma final pela primeira vez, o Brasil conquistou o vice-campeonato na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, realizada em Antália, na Turquia. A final foi decidida contra os holandeses, que conseguiram a vitória por 2×0, e se sagraram campeões.
Tênis
Matheus Pucinelli conseguiu a medalha de prata no Challenger de Santos, após ser superado pelo equatoriano Álvaro Guillén Meza. No domingo (11), o brasileiro travou uma dura batalha, mas acabou perdendo por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6.
Wrestling
No sábado (10), o wrestling brasileiro garantiu duas medalhas no Campeonato Pan-Americano Sênior de 2025. Thamires Machado se classificou para a disputa da medalha de ouro, na categoria até 76kg, mas acabou perdendo para a americana Kylie Welker, campeã mundial em 2024. Na final, a brasileira perdeu por 8×1 e ficou com a medalha de prata. Já na categoria de até 77kg, o brasileiro Calebe Ferreira ficou na terceira colocação e conquistou a medalha de bronze.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte