Com o objetivo de garantir o melhor funcionamento dos presídios no estado, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio do Departamento de Infraestrutura, realiza diversas obras e manutenções nas penitenciárias do Acre. Entre elas está uma obra de reparo e manutenção do sistema elétrico da Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard.
Os reparos vão garantir o perfeito funcionamento do sistema elétrico e do duplo gerador, em casos de quedas de energia. A obra foi executada no mês de julho, em um período de 30 dias, onde foram investidos R$ 45 mil.
O chefe da Divisão de Manutenção e Infraestrutura do Iapen, Thiago Tadeu da Silva, explica que no local existia uma inconsistência no fornecimento de energia, criando a necessidade da obra: “Chegou para gente uma instabilidade na carga elétrica que gerava inconstância na rede, sendo necessário um segundo plano, que é o nosso gerador. Só que o gerador também estava necessitando de uma manutenção mais específica, fora as preventivas. E foi o que foi feito, tanto na rede elétrica, como nesse segundo plano, que é o nosso gerador de energia”.
Segundo o chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard, os reparos vão assegurar a execução das atividades no presídio: “Com a normalização do fornecimento de energia, a unidade passa a operar de maneira mais eficiente, evitando interrupções que poderiam prejudicar as atividades diárias e os processos de ressocialização. Além disso, a confiabilidade do sistema reduz custos operacionais e aumenta a segurança geral da unidade”.
Além dessa obra, outras seguem em andamento, como a construção de uma academia para os policiais penais em Sena Madureira e a construção do novo estande de tiro no Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Fonte: Governo AC