Ibercena apresenta especialistas selecionados(as) para o projeto Confluências das Artes Cênicas Afro-Ibero-americanas e da Diáspora

Cultura

Programa Ibercena anunciou na segunda-feira, 15 de julho de 2025, as(os) especialistas selecionadas(os) na convocatória do projeto Confluências das Artes Cênicas Afro-Ibero-americanas e da Diáspora. O projeto reúne artistas, gestoras(es) e investigadoras(es) do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Portugal, para repensar, em conjunto, políticas públicas representativas para o setor. O Brasil é representado no programa pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). 

Os trabalhos com o grupo selecionado serão realizados entre julho e outubro de 2025, combinando encontros virtuais e um encontro presencial em Limón, na Costa Rica. O projeto é uma proposta da Costa Rica, por meio do Teatro Popular Melico Salazar, com apoio do Programa Ibercena, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e de quatro países-membros do programa: Brasil, Colômbia, Panamá e Portugal. O objetivo é atuar como um think tank, espaço de pensamento coletivo, em torno dos desafios, realidades e oportunidades para artistas afrodescendentes no campo das artes cênicas.

Convocatória do projeto

Aberta entre 17 de junho e 2 de julho, a convocatória do projeto recebeu um total de 62 candidaturas dos cinco países-membros do Ibercena, aos quais estava direcionada a convocatória, no marco do Ano Ibero-americano das Artes Cênicas. Foram 35 candidaturas de pessoas do Brasil; 13 da Colômbia; seis do Panamá; quatro da Costa Rica; e outras quatro de Portugal.

As candidaturas foram avaliadas de acordo com a experiência profissional em teatro, dança, circo e/ou artes vivas, assim como a participação e conhecimento em processos vinculados a políticas culturais direcionadas a pessoas afrodescendentes. Também foi levada em conta a possível capacidade de incidência no desenvolvimento de estratégias culturais em seus próprios territórios, observando também critérios de paridade de gênero, diversidade e representatividade.  

As pessoas selecionadas para o projeto foram:

Ellen Cristina Pereira da Costa (Brasil)
Wilfran Barrios Paz (Colômbia)
Stephannie Davis (Costa Rica)
Leonel Abdul Góndola Valdes (Panamá)
Zia Soares (Portugal)

Entre julho e outubro, o grupo de especialistas se reunirá tanto em sessões virtuais como de forma presencial, em Limón, Costa Rica, junto à equipe gestora do projeto, presidente e secretaria técnica do programa. O trabalho estará centrado em três grandes eixos: o estado atual das artes cênicas afrodescendentes em seus contextos locais; a análise de políticas públicas e marcos normativos existentes; e as condições atuais de desenvolvimento profissional e empregabilidade. Tais reflexões devem servir como insumo para o desenho do Plano Estratégico 2026–2030 do Ibercena.

Este Projeto Especial é promovido pelo Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica, o Teatro Popular Melico Salazar e o Programa Nacional para o Desenvolvimento das Artes Cênicas (PROARTES), com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e instituições-chave dos outros quatro países participantes: Funarte, do Brasil; Ministério da Cultura, Artes e Conhecimento, da Colômbia; Ministério da Cultura, do Panamá; e Ministério da Cultura de Portugal, por meio da Direção Geral das Artes.

Fonte: Ministério da Cultura