Imac emite Licença de Operação a produtor com rendimento anual de mais de 10 toneladas de pescado em Feijó

Acre

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), por meio da Divisão de Licenciamento e Barragens (DLB), licenciou nesta terça-feira, 12, uma das maiores propriedades do município de Feijó que atua com a atividade de piscicultura.

Produtor rural é um dos maiores na atividade de piscicultura em Feijó. Foto: Ricardo Cardoso/Imac.

A ação contou com o apoio da Representação do Imac Envira (Repen). Os técnicos, após a análise, liberaram o local para a atividade e deram a Licença de Operação (LO) – autorização emitida pelo Imac que permite que um empreendimento ou atividade já implantada inicie ou continue seu funcionamento, desde que cumpra todas as condições e medidas de controle ambiental previstas.

Antes da atividade ser licenciada, os técnicos fizeram uma vistoria na propriedade, denominada Fazenda Pantanal, onde atualmente são produzidas mais de 10 toneladas de pescado anualmente, e verificaram que o local estava apto de acordo com todas as normas ambientais para a prática. O próximo passo é o produtor ir pegar a licença no Imac, embora o local já esteja pronto para funcionamento.

O presidente do Imac, André Hassem, falou da importância do licenciamento ambiental para a prática da piscicultura.

“Garante que a atividade seja feita de forma legal, segura e sustentável, equilibrando produção econômica, conservação e preservação ambiental”, ressaltou.

A chefe da DLB, Elizabeth Rogério, explicou que a equipe, que era composta por ela, pela técnica Verônica Justo, e com o apoio do chefe da Repen, Júnior Dourado, realizou a vistoria e avaliou todos os critérios dispostos para o licenciamento ambiental.

“Um dos critérios foi a análise da água dos açudes e tanques, bem como a outorga de uso de recursos híbridos, que são duas coisas muito importantes para podermos avaliar e liberar a licença de operação para que o produtor pudesse exercer a atividade dentro da legalidade e da sustentabilidade ambiental. Então, detectamos que estava tudo dentro da legalidade e foi liberada a LO”, explicou.

Propriedade fica localizada na zona rural de Feijó, Foto: Ricardo Cardoso/Imac.

O produtor rural Antônio Viana é o dono do local que recebeu a licença e, de acordo com ele, a atenção, apoio e orientação que recebeu dos técnicos foi crucial para que ele siga todas as normas necessárias para ficar sempre em dia com seu empreendimento:

“Agora posso trabalhar com mais segurança, sabendo que não vai ter alguém aqui para chegar, pedir documento e eu não ter. Tenho tido uma produção mais ou menos entre 10 e 11 toneladas de peixe e é uma produção que pode aumentar, devido ao tanto de água que eu tenho. É com essa atividade que sustento minhas duas filhas na universidade. Uma está fazendo Direito e a outra Medicina. Agradeço a todos do Imac, do governo, que vieram aqui. Foi maravilhoso. Aprendi muito e estou muito satisfeito. A piscicultura é minha paixão”, declarou.

Fonte: Governo AC