Inclusão digital de estudantes é prioridade do Governo Federal por meio de políticas do Ministério das Comunicações

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A inclusão digital de todos os brasileiros é uma das principais metas do Ministério das Comunicações (MCom). Levar conectividade a estudantes, inclusive nas áreas mais remotas do país, é prioridade. Neste Dia do Estudante (11/08), vale lembrar que, atualmente, pelo menos cinco programas da Pasta beneficiam alunos de escolas públicas: Wi-Fi Brasil, Computadores para Inclusão, Internet Brasil, Escolas Conectadas e Carreta Digital.

“Temos urgência em reduzir desigualdades e assegurar que nenhum estudante brasileiro fique à margem do mundo digital. Conectar nossas crianças e jovens é abrir caminhos para que construam o futuro que merecem”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Até o momento, cerca de 160 mil chips gratuitos já foram entregues a estudantes de famílias de baixa renda, dentro do programa Internet Brasil, contemplando 1.073 instituições de ensino em 287 municípios de nove estados brasileiros (Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). A meta para 2025 é manter os chips ativos, assegurando a continuidade do benefício aos alunos já contemplados.

Outro programa que oferece conexão de alta velocidade via satélite, gratuitamente, à população é o Wi-Fi Brasil. Atualmente, mais de 15,8 mil pontos estão instalados, sendo 14.173 em escolas.

Capacitação

A capacitação de jovens também está entre as prioridades do MCom. Lançado há 18 anos, o programa Computadores para Inclusão promove o recondicionamento de equipamentos que são doados a diversas instituições e escolas do país, na maioria das vezes para a montagem de laboratórios de informática.

Nos últimos 15 anos, 2.157 escolas foram beneficiadas, sendo 367 somente em 2025. Nesse mesmo período, quase 59,5 mil pessoas foram capacitadas, sendo 2.705 apenas neste ano.

Carreta Digital leva capacitação em diversos cursos a jovens de diversas regiões do país
Carreta Digital leva capacitação em diversos cursos a jovens de diversas regiões do país

Lançada em 2024, a Carreta Digital também tem contribuído para a capacitação de jovens. No primeiro semestre deste ano, mais de seis mil estudantes da rede pública foram beneficiados no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal com aulas gratuitas em áreas como informática básica, robótica, programação, montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer), manutenção de celulares e desenvolvimento de jogos.

Com aulas práticas e infraestrutura moderna, a carreta transforma espaços públicos em verdadeiras salas de aula sobre rodas. O projeto é realizado em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

“Essa é uma política que une educação, tecnologia e cidadania. Estamos levando oportunidades reais para quem mais precisa”, reforça o ministro Frederico de Siqueira Filho.

Escolas Conectadas

Outra meta do MCom é levar internet gratuita e de qualidade para todas as escolas públicas do Brasil, por meio do programa Escolas Conectadas — iniciativa que vai garantir internet de qualidade para alunos e professores da educação básica, com fins pedagógicos. A medida integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem como objetivo conectar as 138 mil escolas de ensino básico do país, com internet voltada ao uso em sala de aula.

Atualmente, quase 60% deste total já foi contemplado. Para atender às que ainda não foram, o MCom contratou, em 2024, a conexão de 32,5 mil escolas, deve fechar contrato neste ano para, ao menos, outras 27,5 mil unidades e prevê atender as restantes até o final de 2026.

O conjunto de projetos voltados à conectividade de alunos já rendeu ao Ministério das Comunicações elogios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) durante visita técnica à Pasta no início deste ano.

“Aprendemos que há um forte comprometimento do Governo Federal do Brasil quando se trata de transformação digital para uma nova geração, estabelecendo a visão junto com as políticas, e com a revisão legal e o desempenho de várias iniciativas importantes”, afirmou, à época, o chefe da Seção de Política Educacional da Unesco, Gwang-Chol Chang.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações