Está chegando ao fim o prazo para que instituições financeiras interessadas em atuar como agentes do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) encaminhem a documentação exigida no Edital de Credenciamento nº 01/2025. O processo segue até o dia 06 de agosto, na próxima semana.
O objetivo é ampliar o número de agentes autorizados a executar os recursos do Novo Fungetur em operações de crédito voltadas, principalmente, a micro, pequenas e médias empresas, além de empresários individuais e Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) que atuam na cadeia produtiva do turismo nacional.
Entre as operações financiáveis estão investimentos em capital fixo – como obras civis de implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos –, a aquisição de bens e a obtenção de capital de giro.
Após o envio da documentação pelos interessados, a Comissão Especial de Contratação será responsável por analisá-la. O resultado do processo, com a habilitação ou a inabilitação das instituições, vai ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e também disponibilizado no site do Ministério do Turismo, AQUI.
A iniciativa é parte do esforço do Ministério do Turismo para fortalecer o acesso a crédito no setor e fomentar o desenvolvimento de empreendimentos turísticos em todo o país, estimulando a geração de empregos, renda e a movimentação da economia nas regiões atendidas.
Confira AQUI o edital completo e outras informações sobre o processo.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo