Iphan convida a sociedade a participar do Mês do Patrimônio

Cultura

No dia 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Cultural, data que convida à reflexão sobre a importância da memória, da diversidade cultural e da preservação dos bens que compõem o patrimônio brasileiro. Em 2025, sob o tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) propõe uma agenda descentralizada e colaborativa ao longo do mês, com ações em todo o território nacional articuladas pelas superintendências regionais do órgão e pela sociedade civil organizada.

A sociedade civil tem prazo até o dia 25/07 para enviar os eventos que vão promover ao longo do mês. Basta preencher o formulário on-line para contar com o apoio do órgão na divulgação de seus eventos.

A escolha do tema está alinhada a dois marcos fundamentais deste ano: o primeiro é a construção coletiva do Plano Nacional Setorial de Patrimônio Cultural (PNSPC), que convoca uma ampla participação social para subsidiar a formulação de diretrizes, metas e princípios que fortalecerão o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural. E o segundo marco é a realização da COP 30, conferência mundial sobre mudanças climáticas que será sediada em Belém (PA), aliada aos compromissos nacionais e internacionais em torno da Agenda 2030 da ONU.

O conceito de sustentabilidade que norteia a proposta vai além da dimensão ambiental: abrange também os pilares social, econômico e cultural, fundamentais para garantir a continuidade, o reconhecimento e o protagonismo das comunidades na gestão do patrimônio. “A ideia é reforçar que a salvaguarda e a preservação dos bens culturais devem estar profundamente conectadas às práticas de escuta, ao envolvimento das populações locais e à valorização de modos de vida sustentáveis”, explica o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Segundo Grass, o objetivo da iniciativa articulada e descentralizada é fortalecer a percepção de que o patrimônio cultural é um vetor de desenvolvimento sustentável, um campo fértil para a participação cidadã e uma força viva nos territórios. “A mobilização nacional em torno do Dia do Patrimônio tem o potencial de refletir a diversidade de experiências e de contextos do País, valorizando a pluralidade das iniciativas locais sob um horizonte comum”, finaliza.

Dia do Patrimônio 

O dia 17 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Patrimônio em homenagem ao advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Iphan em 1937. A data comemorativa tem o objetivo de celebrar e promover a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tanto material quanto imaterial.

Fonte: Ministério da Cultura