Desde 2014, um caminhão transformado em sala de projeção estaciona em cidades do interior da Bahia e exibe filmes de graça para a população. Até o dia 11 de agosto, estima-se que a atual edição do Cine Ferbasa, projeto viabilizado por meio da Lei Rouanet, terá promovido 1.114 sessões, atraindo 84.397 espectadores em localidades que não têm cinemas.
“O projeto Cine Ferbasa representa um compromisso com o acesso à cultura e a democratização do audiovisual. Ao levar cinema de forma itinerante a cidades do interior da Bahia, a iniciativa valoriza a diversidade cultural, fortalece vínculos comunitários e amplia as oportunidades de formação de público para o cinema brasileiro. Essa ação está alinhada com a diretriz da ministra Margareth Menezes de nacionalizar os investimentos culturais, garantindo que a cultura chegue a todos os territórios do país, especialmente àqueles historicamente menos alcançados”, afirma o coordenador do Escritório Estadual do MinC na Bahia, Oséas Marx.
Entre 2014 e 2025, foram realizadas oito edições do projeto, contemplando 19 municípios baianos. A população somada dessas 19 cidades representa 4,4% da população do estado.
Equipado com 80 poltronas, ar-condicionado e acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, o cinema conta com programação voltada para públicos de todas as idades, da comédia ao suspense.
São realizadas até cinco sessões diárias em cada cidade, onde o veículo adaptado permanece por dois dias.
Nesta quinta (31) e sexta (1), o Cine Ferbasa estará em Euclides da Cunha. Ele passará ainda por Andorinha, Campo Formoso e Itiúba, totalizando 10 municípios, até 11 de agosto.
O projeto sociocultural da Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) que leva cultura e entretenimento às comunidades baianas, além de democratizar o acesso à sétima arte, foi autorizado pelo Ministério da Cultura (MinC) a captar R$ 1.071.860,95 por meio da Lei Rouanet para a atual edição. Até o momento, foram captados R$ 897 mil por meio do mecanismo.
Fonte: Ministério da Cultura