Live para agentes territoriais de cultura compartilha dicas de produção de vídeo para potencializar divulgação de ações culturais

Cultura

Um momento de aprendizagem coletiva, para compartilhar dicas de como produzir vídeos para redes sociais e assim aumentar a visibilidade das ações e projetos culturais que acontecem nos territórios. Essa foi a proposta da live temática realizada nesta quarta (10) pelo Ministério da Cultura (MinC).

A atividade faz parte de um ciclo de lives temáticas, voltadas para os agentes territoriais de cultura, elaboradas pela equipe da Diretoria de Articulação e Governança do MinC em parceria com os Institutos Federais (IFs) parceiros no Programa Nacional dos Comitês de Cultura.

Durante a conversa, que foi transmitida ao vivo pelo canal do MinC no YouTube, a publicitária Maria Eduarda Maranhão compartilhou diversas práticas para produção e gravação de vídeos curtos para as redes sociais. Com foco em comunicação pública e institucional, ela é responsável pelo conteúdo digital na equipe de comunicação do programa dos agentes territoriais e falou sobre a importância da acessibilidade nas redes.

“Quando a gente usa a rede social com o fim de trazer maior visibilidade, a gente tem que pensar em todas as pessoas. A acessibilidade amplia demais o nosso público, legendar os vídeos é extremamente importante. E hoje a gente tem também ferramentas de descrição de imagens que, para pessoas que têm deficiência visual, transforma totalmente a experiência delas”, disse.

O jornalista Alex Mirkhan tem especialização em cinema documental, roteiro e edição de vídeos e também participou da atividade. Ele é editor de vídeo e imagem da equipe de comunicação do programa dos agentes territoriais e deu dicas práticas de posicionamento de câmera e iluminação.

“Uma dica básica, se você está filmando alguém, é ela estar de frente pra luz, e não com a luz nas costas dessa pessoa. Assim você consegue que ela esteja iluminada. Se o fundo estiver muito claro, mais claro que a pessoa, a câmera entende que o fundo é mais importante. Se estiver em algum lugar fechado, é importante estar com as luzes todas acesas, se possível, voltadas pro lugar onde você vai filmar”, concluiu.

Escult

Durante a atividade virtual, Danielle Neves, que é ponto focal da equipe de comunicação dos agentes territoriais que atuam na região do Sul e mediou a live, lembrou que a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) oferece cursos gratuitos de edição de vídeo. 

 “A Escult é uma parceria com o Instituto Federal de Goiás e tem curso de graça, na modalidade à distância, para a nossa área. Tem de edição de vídeo, de produção cultural e outras coisas muito legais”, recomendou.

Clique aqui para acessar a plataforma da Escult.

Acolhida nacional

A série de lives temáticas teve início no dia 27 de agosto, quando também foi realizada a acolhida nacional que marcou o segundo ciclo da formação dos agentes territoriais de cultura. Na ocasião, a diretora de Articulação e Governança do MinC, Desiree Tozi, lembrou que o segundo módulo é um momento mais pensado para construção de redes e aplicação prática do conhecimento teórico que já foi debatido.

“Vocês terão a oportunidade de multiplicar os conhecimentos que aprendemos no primeiro módulo para uma aplicação prática nos territórios. Então, também vai ser uma oportunidade de vocês articularem as suas redes, de movimentarem as pessoas e vão poder cruzar vários programas do Ministério da Cultura. Vai ser uma possibilidade de transversalidade com outras políticas culturais”, afirmou.

O ciclo de live foi pensado justamente para fortalecer a divulgação das ações práticas. Ao todo, serão quatro atividades online sobre divulgação de ações culturais. Além das dicas de produção de vídeo, já houve live sobre elaboração de cards para redes sociais.

Estão previstas ainda discussões sobre ferramentas não digitais para divulgação de ações culturais, no dia 24 de setembro, e elaboração de portfólio, no dia 8 de outubro. As atividades acontecem sempre às quarta-feiras, a partir das 19h (horário de Brasília), no canal do MinC no YouTube.

Assista a íntegra da live sobre dicas práticas para a produção de vídeos:

Fonte: Ministério da Cultura