Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), tem reforçado as ações de apoio ao estado do Piauí, que enfrenta uma das secas mais severas dos últimos anos. O cenário é crítico: dos 224 municípios piauienses, 205 estão com situação de emergência vigente por seca ou estiagem. Somente nesta segunda-feira (19), o MIDR reconheceu a situação de emergência em 126 municípios afetados pela seca no estado. Com isso, essas cidades estão aptas a solicitar inclusão e ampliação na Operação Carro Pipa Federal, além de recursos federais para ações de resposta, como abastecimento emergencial de água potável.
Desde o início do período de estiagem, o MIDR, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), já destinou quase R$ 400 mil em repasses ao estado, principalmente para locação de caminhões-pipa e compra de combustível. Os recursos financeiros emergenciais visam garantir o abastecimento de água nas áreas urbanas que enfrentam colapso hídrico. Atualmente, 21 municípios são atendidos pela Operação Carro Pipa Federal, com 162 caminhões atendendo uma população de 61.573 pessoas.
“Os recursos financeiros para abastecimentos de água potável são destinados, em caráter excepcional, às áreas urbanas que já enfrentam colapso hídrico. O MIDR reforça o compromisso de agilizar os reconhecimentos de emergência e aprovar os planos de trabalho com celeridade para garantir que não falte água no estado — seja pela continuidade da Operação Carro-Pipa Federal, seja pelo envio de recursos para distribuição de água potável”, explica a coordenadora-geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Júnia Ribeiro.
Outras Notícias:
Capacitação do Defesa Civil Alerta começa no Distrito Federal
MIDR repassa R$ 6,4 milhões para 16 cidades afetadas por desastres
MIDR reconhece situação de emergência em 138 cidades afetadas por desastres
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional