Mais Ensino Médio: formação ultrapassa 10 mil inscritos

Educação

O curso Mais Ensino Médio, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação de docentes, já conta com mais de 10 mil cursistas inscritos. Com a alta procura, a Secretaria de Educação Básica (SEB) ampliou a oferta e abriu mais 5 mil vagas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec).  

Lançada em agosto de 2025, a formação de 180 horas foi desenhada para fortalecer a Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem) e tem como objetivo apoiar os docentes da rede pública na atualização profissional. A proposta une fundamentos teóricos, práticas interdisciplinares e a abordagem de temas contemporâneos, como cultura digital, ancestralidade, territorialidade, crise climática e impactos sociais e econômicos das apostas esportivas. 

O percurso formativo é estruturado em currículo em espiral, estratégia que evita repetições exaustivas e favorece a atualização crítica. Entre os módulos, há destaque para a cultura digital, em alinhamento à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), e para o debate sobre permanência dos jovens na escola, em diálogo com o programa Pé-de-Meia. 

Lucianna Magri, coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica do MEC, explica que a formação foi pensada para atender tanto ao estudo individual quanto coletivo. Para ela, “a participação conjunta de professores de uma mesma escola, em um mesmo período, cria oportunidades de debate e aproxima ainda mais o curso da realidade vivida no dia a dia escolar”.  

Já a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, ressalta a importância de pensar a Política Nacional de Ensino Médio de maneira integrada. “Estamos olhando para professores, diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes das escolas públicas, sempre com o objetivo de garantir uma educação de qualidade”, afirma. 

Com possibilidade de conclusão em até 45 dias, o curso oferece certificado de especialização mediante aproveitamento de estudos, em parceria com o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí. Para ampliar a oferta formativa, o MEC lançará no dia 15 de outubro quatro novos cursos: Mais Ciências Humanas e Sociais, Mais Ciências da Natureza, Mais Matemática e Mais Linguagens. 

Gepem – Nesse mesmo movimento, o MEC vem ampliando a formação de gestores escolares com o curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem), voltado para diretores escolares e coordenadores pedagógicos. A iniciativa inédita promove transmissões de mobilização, proposta pedagógica inovadora, metodologia híbrida e materiais elaborados por pesquisadores de referência. Atualmente, estão com editais abertos os estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo. 

Durante transmissão realizada este mês, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, ressaltou que o Gepem representa um marco na Política Nacional de Ensino Médio, por fortalecer a gestão escolar como elemento central da qualidade da educação. Na mesma direção, estudantes já matriculados na primeira turma compartilharam suas experiências, destacando a relevância do curso para enfrentar desafios cotidianos das escolas e a expectativa de que a formação contribua para transformar práticas de gestão.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação