O Ministério da Cultura (MinC) disponibilizou, nesta quinta (15), um manual contendo as informações que estarão presentes no formulário do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O documento traz todas as etapas que serão necessárias para elaboração das metas e ações desenvolvidas com o dinheiro recebido por meio da Aldir Blanc. Clique aqui para acessar.
A elaboração do PAR é obrigatória para todos os entes federativos que enviaram o pedido de adesão ao segundo ciclo da política e é essencial para a liberação dos recursos. De acordo com informações da Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), o preenchimento do formulário, que será realizado em plataforma a ser divulgada em breve, também precisa ser feito após consultas públicas que estados, DF e municípios devem realizar junto à sociedade civil para mapear as necessidades da comunidade cultural de cada território.
As escutas públicas são fundamentais para garantir que os recursos da Aldir Blanc cheguem onde realmente são necessários. O manual disponibilizado antecipa todas as informações que serão exigidas no Plano de Aplicação de Recursos e isso permite que governos estaduais e prefeituras se planejem para ter tempo de realizar todas as etapas com segurança.
Prazos
O prazo para envio do Plano de Aplicação de Recursos vai de 5 de junho a 7 de julho de 2025. No segundo ciclo da Aldir Blanc, o preenchimento do PAR será feito na plataforma CultBR – sistema que em breve será lançado pelo Ministério da Cultura.
Vale destacar que o preenchimento do PAR é uma etapa posterior à solicitação de adesão. Para manifestar interesse em participar da Aldir Blanc, o primeiro passo é enviar o Plano de Ação pela plataforma Transferegov. O prazo desta etapa termina no próximo dia 26 de maio. Clique aqui para acessar o cronograma completo.
Em caso de dúvidas, gestores e gestoras públicos podem mandar e-mail para pnab@cultura.gov.br ou agendar atendimento no plantão tira-dúvidas exclusivo sobre Aldir Blanc.
Fonte: Ministério da Cultura