Mapa é pioneiro na criação de coordenação de segurança cibernética com autonomia plena

Agronegócio

Em um movimento pioneiro no Governo Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tornou-se o primeiro órgão ministerial a instituir uma Coordenação-Geral de Segurança da Informação e Cibersegurança com estrutura independente e status estratégico. A iniciativa inaugura um novo modelo de referência na gestão pública.

A criação da nova coordenação, liderada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI/Mapa), representa um avanço importante no fortalecimento da governança digital. A estrutura terá total autonomia para lidar com proteção de dados, sistemas e serviços do Ministério, em alinhamentos direto com a força do agro brasileiro.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Camilo Mussi, destacou a diferença que o Mapa está fazendo em mover a segurança de uma infraestrutura, onde se cumpre os deveres com velocidade e de forma objetiva, para uma coordenação dedicada diretamente em preservar a informação, assim tornando a função mais sólida.

Para Mussi, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já possuem Coordenações-Gerais voltadas à segurança da informação, mas exercem um papel normativo.

O coordenador-geral, Daniel Santos, ainda salientou que a segurança da informação agora tem voz própria no Mapa.

A nova estrutura contou com o apoio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o qual tem impulsionado a modernização tecnológica da Pasta com foco em inovação, resiliência e confiança nos serviços públicos.

Com essa ação, o Mapa assume liderança e se torna referência entre os Ministérios, promovendo a valorização das carreiras técnicas e consolidando a segurança da informação como prioridade na agenda pública governamental.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária