Mapa lança a XXI Campanha Anual da Produção Orgânica

Agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou nessa terça-feira (8), em parceria com instituições públicas e privadas, a XXI Campanha Anual de Lançamento da Produção Orgânica. Com o lema “Produtos Orgânicos: saúde e vida”, a iniciativa reforça o compromisso com a agroecologia e a produção orgânica como estratégias de desenvolvimento rural, segurança alimentar e inclusão social.

Promovida pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), a campanha tem como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade, fortalecer as redes de produção e consumo responsável, além de incentivar práticas agrícolas sustentáveis, respeitando a biodiversidade, a saúde e a vida em todas as suas formas.

De acordo com o secretário substituto da SDI, João Crescêncio, essa ação, realizada anualmente, visa incentivar práticas sustentáveis no campo e ampliar o consumo de alimentos orgânicos no Brasil. “Este é um esforço conjunto do Mapa e demais parceiros para apoiar a divulgação dessa campanha, que é um importante instrumento de fortalecimento do setor, tanto para quem produz quanto para quem consome”, afirmou Crescêncio.

O secretário também destacou a inclusão do produto orgânico no Plano Safra, por meio da Resolução nº 5.152/2024 do Conselho Monetário Nacional. “Isso garante uma taxa de juros meio ponto percentual menor nos financiamentos para produtores orgânicos, o que representa um avanço significativo para o setor”.

Durante o evento de lançamento, painéis temáticos destacaram boas práticas de produção e os benefícios do consumo de alimentos orgânicos. Ao final da solenidade, o público pôde visitar uma exposição de produtos, voltada à conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável.

“Este evento reúne agricultoras, agricultores e representantes de diversas regiões, que trazem não apenas suas experiências, mas também suas demandas. Isso nos permite, enquanto governo, transformar essas contribuições em políticas públicas e ações concretas para a promoção da agricultura orgânica nos territórios. É, portanto, um momento fundamental de escuta, construção coletiva e valorização da produção orgânica como instrumento de desenvolvimento sustentável e justiça social”, afirmou a secretária Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) da Secretaria Geral da Presidência da República, Patrícia Tavares.

Na opinião do representante da Comissão Nacional de Produção Orgânica (CNPORG), Fabiano Leite Gomes, o lançamento da campanha do alimento orgânico é um espaço marcante, para a sociedade civil, pois permite o diálogo com toda a estrutura governamental dos ministérios. “Este ano, o lema da campanha é ‘Saúde e Vida’, porque é por meio da alimentação que construímos a relação entre o campo e a cidade. Não há como dissociar um alimento de qualidade da promoção da saúde. Afinal, somos o que comemos”, destacou Gomes.

Estiveram presentes ao lançamento o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lilian dos Santos Rahal, o diretor substituto de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e Indicações Geográficas do Mapa, Bruno Leite, a diretora de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), Judi Nóbrega, e a diretora de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SPA/Mapa), Gracianne de Castro.

Participaram, ainda, representantes de diversos ministérios, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasil Orgânico, da CNPORG, da Anvisa, Casa Civil, de instituições de pesquisa, das Superintendências Federais de Agricultura e servidores do Mapa.

Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária