O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), promoveu, nesta quinta-feira (22), na sede da pasta, em Brasília (DF), um fórum voltado ao tema “Boas Práticas para Saúde e Bem-Estar dos Animais como Estratégia de Inovação, Eficiência e Valor Econômico”, tema estratégico tanto para a sustentabilidade da cadeia produtiva, quanto para a agregação de valor econômico ao produto.
Em formato híbrido, o encontro reuniu os chefes das Divisões de Desenvolvimento Rural das Superintendências Federais de Agricultura (SFA) e servidores do Mapa para conhecer as ações de incentivo às boas práticas desenvolvidas pelo ministério e debater a necessidade de fomentar ações voltadas para a saúde e bem-estar animal. Foi discutido, ainda, o papel dos atores públicos e a importância do seu engajamento nessa agenda.
De acordo com o secretário da SDI, Pedro Neto, faz-se necessário ampliar a discussão da temática do bem-estar animal, promovendo, de forma transversal, a melhora na produtividade rural e a resiliência da produção agropecuária e da propriedade rural.
“O que fazemos aqui é olhar para o futuro, enxergando formas inovadoras de consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Mapa, que é fundamental para a agregação de valor e a sustentabilidade das cadeias produtivas, fortalecendo as boas práticas de bem-estar animal. Temos aqui a oportunidade de conversar sobre isso, de ouvir as melhores práticas, ver as inovações e avançar nesse tema que envolve fomento, regulamentação e fiscalização”, afirmou Neto.
A chefe da divisão Uma Só Saúde, do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Valeria Ferreira Homem, ressaltou a importância do fórum, que além de mostrar os esforços do Mapa em relação a melhorar os componentes, discute formas e processos para que se tenha sistemas mais resilientes, com animais saudáveis, com menos pressão sanitária e com condições de bem-estar para todos. “Esse é um trabalho conjunto voltado para promoção desse modelo de estado animal tão almejado”, complementou.
O que são boas práticas de produção animal
As boas práticas de produção animal consistem na adoção de melhores formas de manejo e sistemas produtivos que protejam a biodiversidade, aumentem a resiliência das propriedades rurais, melhorem o grau de bem-estar animal e contribuam para os objetivos da saúde única.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br