Márcia Lopes defende autonomia e igualdade de oportunidades para mulheres empreendedoras em festival em São Paulo

Geral

O 14º Festival da Rede Mulher Empreendedora (RME) teve início nesta quinta-feira (3), em São Paulo (SP), reunindo lideranças, especialistas, empresárias e gestoras públicas. Promovido pela RME, o evento tem como objetivo impulsionar iniciativas de mulheres empreendedoras e reafirmar a importância do fortalecimento do empreendedorismo feminino para a geração de renda, a inovação e a promoção da igualdade de oportunidades no país.

Presente na cerimônia de abertura, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou o protagonismo das mulheres na economia e na sociedade. “Quero cumprimentar todas que seguem aprendendo, se organizando e sendo exemplos. Vocês integram a economia do país, e é essencial que tenham autonomia, igualdade de oportunidades e acesso a políticas públicas que garantam seu crescimento e participação plena”, afirmou a ministra.

Entre as autoridades presentes estavam a presidenta e fundadora da RME, Ana Fontes, e a presidenta do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que reforçaram a importância do apoio e da visibilidade às iniciativas lideradas por mulheres. 

Márcia Lopes reforçou que o Governo do Brasil tem investido em ações para ampliar o acesso das empreendedoras às políticas públicas, capacitação e redes de apoio.  “Nosso objetivo é que cada mulher se sinta segura, autônoma e protagonista. O que buscamos é garantir que elas tenham oportunidades concretas para crescer, liderar e transformar suas comunidades”, destacou. 

Elas Empreendem

O Elas Empreendem é uma estratégia do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), que busca ampliar as oportunidades para mulheres empreendedoras em todo o país. A governança da iniciativa é assegurada pelo Comitê de Empreendedorismo Feminino, instituído pelo Decreto nº 11.994/2024, do qual o Ministério das Mulheres integra como membro ativo, contribuindo para propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia com foco na igualdade de gênero.

Entre os resultados já alcançados, destaca-se a iniciativa Acredita – ProCred360, voltada à ampliação do acesso ao crédito. De janeiro a junho de 2025, foram contratados R$ 1,93 bilhão em 63,5 mil operações, sendo 42,3% realizadas por mulheres.

Sobre o Festival RME

O festival, que acontece até sexta-feira (4) e conta com o patrocínio do Governo do Brasil, oferece palestras, workshops e espaços de networking, criando oportunidades para que mulheres empreendedoras compartilhem experiências, troquem conhecimentos e ampliem suas redes de apoio e negócios.

Fonte: Ministério das Mulheres