Gestores municipais que participam da Marcha dos Prefeitos, em Brasília, estão sendo recebidos, nesta semana, por técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os atendimentos ocorrem na sede do ministério, no bloco A da Esplanada dos Ministérios.
Municípios interessados em tratar demandas específicas com o MDS podem enviar um e-mail para aspar@mds.gov.br para agendamento. O objetivo é garantir que as necessidades locais sejam ouvidas e encaminhadas.
A chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos do MDS, Felícia Ibiapina, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o diálogo entre os municípios e o Governo Federal. “A marcha aproxima os prefeitos, os gestores, os vice-prefeitos, os vereadores dos programas e serviços do MDS”, afirmou.
Felícia explicou que, além do estande montado no local do evento, equipes técnicas do MDS estão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os gestores. “Foram quatro dias de trabalho. A gente tem essas equipes aqui dos técnicos, analistas, todos à disposição, também no MDS, porque muitos prefeitos aproveitam para vir conhecer o ministério”, completou.
Nesta quarta-feira (21.05), o secretário de Relações Institucionais de Monte Carmelo (MG), município do Triângulo Mineiro, foi um dos atendidos. Ele destacou a eficiência do ministério no tratamento das solicitações. “Foi uma satisfação ser atendido. Tivemos 100% das nossas demandas consideradas e, o que não pôde ser resolvido imediatamente, recebemos orientação. É gratificante sair daqui com clareza sobre os próximos passos”, contou.
O secretário também ressaltou a necessidade de ampliação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no município. “Temos um déficit de unidades e precisamos da construção de pelo menos mais um CRAS”, explicou.
Estande do MDS
A Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reúne gestores municipais de todo o país para discutir desafios e formas de implementar políticas públicas federais nas cidades. Como forma de apoio, o MDS montou um estande no local com informações sobre programas sociais, repasses de recursos e emendas parlamentares, conforme a realidade de cada localidade.
Durante o evento, prefeitos, governadores e demais gestores poderão esclarecer dúvidas diretamente com servidores do ministério, que estarão disponíveis no 1º piso do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome